O Grupo Globo e a Folha de S. Paulo anunciaram nesta segunda-feira que irão suspender a cobertura no Palácio da Alvorada por falta de segurança para seus jornalistas.
Nesta segunda-feira (25), apoiadores de Jair Bolsonaro hostilizaram jornalistas, numa prática que tem sido recorrente diariamente na porta da residência oficial.
“Como a animosidade dos militantes tem sido crescente, e sem que haja providências por parte das autoridades para proteger os jornalistas, o vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo comunicou a decisão, por carta, ao ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno”, diz a publicação do site G1, do grupo Globo.
A Folha questionou sobre o episódio desta segunda o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), responsável pela segurança do Alvorada, e a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom). Não houve resposta até a conclusão desta reportagem.
O jornal pretende retomar a cobertura no local somente depois das garantias de segurança aos profissionais por parte do Palácio do Planalto.
A seguir, a íntegra da carta encaminhada pelo Grupo Globo ao ministro Augusto Heleno:
Ao cumprimentar V.Exa., trazemos ao conhecimento desse Gabinete uma questão que envolve a segurança da cobertura jornalística no Palácio da Alvorada. É público que o Senhor Presidente da República na saída, e muitas vezes no retorno ao Palácio, desce do carro e dá entrevistas bem como cumprimenta simpatizantes. Este fato fez vários meios de comunicação deslocarem para lá equipes de reportagem no intuito de fazer a cobertura.
Entretanto são muitos os insultos e os apupos que os nossos profissionais vêm sofrendo dia a dia por parte dos militantes que ali se encontram, sem qualquer segurança para o trabalho jornalístico.
Estas agressões vêm crescendo.
Assim informamos por meio desta que a partir de hoje nossos repórteres, que têm como incumbência cobrir o Palácio da Alvorada, não mais comparecerão àquele local na parte externa destinada à imprensa.
Com a responsabilidade que temos com nossos colaboradores, e não havendo segurança para o trabalho, tivemos que tomar essa decisão.
Respeitosamente,
Paulo Tonet Camargo
Vice-Presidente de Relações Institucionais
Grupo Globo
10 Comentários
Pense num prejuízo para o Presidente. Ele deve estar muito triste com essa decisão.
Só um idiota para achar que a cobertura sa atividades de um presidente não é importante.
Se bem que no caso do Bolsonaro é o mesmo que fazer a cobertura de um picadeirk de circo, durante o show de um palhaço.
E sei que, como pessoa inteligente, você concordará.
A globo e a folha fizeram muito bem, os seguidores de Bolsonaro são iguais a eles, são violentos e obedecem cegamente ao patrão
Você recebeu seu auxílio emergencial??? Então reclama não……. Enquanto um presidente luta para você volta a trabalhar e manter seu sustento vai lá e acredito no ex-novamente- presidiário Lula é ele foi muito bom te deu muito crédito e agora te ligam a todo o momento do SPC né kkkkk.
Vai lá meu povo fica em casa, morre de fome e vai ter Uol muita informação de qualidade.
Essa seita organizada pelo chefe maior seus aceclas, vão levar este país a uma guerra civil, e é isso que o presidente bozzo, almeja para por em prática o golpe, apoiado por esses fascistas
Todo cabra que chama o PR Bolsonaro de bozo, é um boiolinha enrustido. Já teve inclusive uma pesquisa mostrando isso!!!!!!!
A Globo fez muito bem, pois estava dando voz a quem não merece ser ouvido: um presidente IDIOTA e TOSCO. Estava jogando pérolas aos porcos. Então, melhor deixá-lo falar sozinho, sem contraditório, afinal, para ele a “imprensa é de esquerda”, inimiga, e se ele diz essa aberração é porque tem público cativo que acredita cegamente nas suas asneiras. Virou a seita do Jim Jones. Ademais, os ATOS desse des(governo) – todo dia tem celeumas – são mais importantes que suas falas, em regra, “fake news”.
Tem que tirar a Globo do ar, e fechar a folha isto sim…
Fechar por falência, pq não paga o que deve para nós, distorce a verdade, faz apologia ao comunismo…e usa a liberdade de sua própria
verdade para instaurar o caos no País
todos os comentários, contra o mito , ruim vai morre daqui 3 dias
Amém.kkkkkkkkk