Os nove governadores do Nordeste assinaram, na noite desta sexta-feira (19), uma carta criticando o comportamento de Jair Bolsonaro (PSL) após o presidente deixar a entender que pretende retaliar os estados do Maranhão e Paraíba.
Na carta a qual o blog teve acesso, os governadores dos nove estados do Nordeste dizem que receberam com espanto a manifestação do presidente e que esperam respeito ao pacto federativo, onde é exigido que os governos mantenham diálogos e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas.
A nota pede esclarecimentos por parte do Presidente em relação ao conteúdo divulgado além de reiterarem a defesa da Federação e da democracia.
Mais cedo por meio de suas redes sociais Flávio Dino afirmou que independente da postura do presidente continuará mantendo postura de diálogo institucional com representantes do governo federal.
Abaixo o inteiro teor da carta:
Carta dos Governadores do Nordeste
19 de Julho de 2019
Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população.
Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia.
RENAN FILHO – Governador do Estado de Alagoas
RUI COSTA – Governador do Estado da Bahia
CAMILO SANTANA – Governador do Estado do Ceará
FLÁVIO DINO – Governador do Estado do Maranhão
JOÃO AZEVÊDO – Governador do Estado da Paraíba
PAULO CÂMARA – Governador do Estado de Pernambuco
WELLINGTON DIAS – Governador do Estado do Piauí
FÁTIMA BEZERRA – Governadora do Rio Grande do Norte
4 Comentários
Infelizmente o povo brasileiro teve a triste ideia de colocar o pais nas mãos de um palhaço, transloucado, irresponsável, desequilibrado e desinformado.
Eu quero saber como é que ainda tem deputados federais e senadores do Nordeste que ainda vai ter a infeliz coragem de deposirar um voto de confiança nessa cólera, embola e tudo o que não presta. Vamos aguardar os desenrolar das coisas pra ver a desfaçatez de cada um deles que ainda teimam de ir contra o povo.
Se os nossos parlamentares não fossem tão venais e entendessem que foram eleitos para trabalharem pelo bem comum certamente repudiariam esse comportamento mesquinho desse presidente sem noção,mas a turma está interessada mesmo é nas cifras e o povo que se exploda.
O POVO PARAIBANO ESTÁ ESPERANDO UMA MANIFESTAÇÃO DA BANCADA FEDERAL
PARAIBANA. TANTO NA CÂMARA QUANTO NO SENADO.
TODOS ELES, INDEPENDENTE DO PARTIDO, FORAM ELEITOS PARA DEFENDER A
PARAÍBA.
NÃO CONCORDAM SRS. DEPUTADOS AGUINALDO RIBEIRO, EDNA HENRIQUE,
EFRAIM FILHO, jJULIAM LEMOS, PEDRO CUNHA LIMA, RUY CARNEIRO,
WILSON SANTIAGO, WELLINGTOM ROBERTO, DAMIÃO FELICIANO,
FREI ANASTÁCIO, GERVÁSIO MAIA:?
NÃO CONCORDAM SRS. SENADORES JOSE MARANHÃO, DANIELLA RIBEIRO,
VENEZIANO VITAL?
A PARAÍBA AGUARDA AS MANIFESTAÇÕES DE SUAS EXCELÊNCIAS EM
APOIO AO GOVERNADOR JOÃO AZEVEDO, O HOMEM QUE A PARAÍBA
ELEGEU PARA GOVERNÁ-LA.
A PARAÍBA ESPERA QUE SEJAM PARAIBANOS O SUFICIENTE PARA BRANDAREM
EM SUA DEFESA! E QUE SAIBAM HONRAR TUDO O QUE REPRESENTA A PALAVRA “NEGO”
ESCRITA NA BANDEIRA DO ESTADO.
E ESPERAMOS PRÁ JÁ!
DO CONTRÁRIO SUGIRO QUE COMECEM A PEDIR TRANSFERẼNCIA DO TÍTULO DE
ELEITOR PARA O REDUTO ELEITORAL DO BOLSONARO, O RIO DE JANEIRO.
É uma insensatez esses parlamentares não dá nenhuma nota sobre o caso dos “paraíbas” falado pelo intransigente presidente Bolsonaro. Será que estão com medo do capitão? Aos homens vamos honrar pelo menos a calça que veste e as duas mulheres não espero muito pois são do mesmo farinha do mesmo saco. Lembrando a Lumière que faltou ele citar o nome do deputado Hugo Mota.