Governadores que participaram de reunião na última quarta-feira (29) com Nelson Teich e outros ministros do governo Bolsonaro deixaram o encontro alarmados: o ministro da Saúde está perdido, é tutelado pelos militares e o governo Bolsonaro não consegue sequer comprar respiradores.
Segundo os jornalistas Mariana Carneiro e Guilherme Seto, da coluna Painel, da Folha de S.Paulo, os governadores avaliaram depois da reunião que “não há sinal de que o governo federal tenha planejamento algum para mudar” o cenário de paralisia atual. O caso da Bahia foi considerado com exemplar. O estado diz precisar de 1.300 respiradores até meados de maio. Teich diz que a produção nacional entrega 180 por semana. Para todo o Brasil.
Teich confessou na reunião, para espanto dos presentes, não estar conseguindo realizar compras fora. Os governadores passaram uma lista de dicas de onde adquiriram, na China e Europa.
O controle dos militares sobre Teich, completamente perdido, é total. Ele sequer estava no Ministério da Saúde para o encontro, mas no Planalto, e quem fez a abertura da reunião foi o ministro general da Casa Civil, Braga Netto.
8 Comentários
Qual é o espanto? Ele tá lá para obedecer Bolsonaro
Se ele correspondesse a expectativa é que surpreenderia. O Mandetta foi tirado por agir e ter bom senso.
Esse ministro da saúde é um fantoche de Bolsonaro
Ambos, Mandeta e ele, são agentes da saúde privada. Um muito falante e o outro, aparentemente, muito acanhado.
Desde que assumiu ele nunca se apresentou vestindo o colete do SUS,
como o Mandetta fazia questão de fazer.
E a falta dessa vestimenta já diz tudo!
Já está na hora dele voltar para a sua clínica particular, e continuar com a sua atividade empresarial.
Hkje a Justiça determinou a intervenção do Ministerio da Saúde no Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio, sob acusação de omissão no atendimento e tratamento de pacientes com Covid-19.
O mais chocante é que esse é um dos hospitais referência para casos de Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro.
Mas para quem conhece o hospital de Bonsucesso, a sua rotina, e as ‘influências externas” que determinam até quais pacientes podem ser atendidos, não causa nenhuma surpresa.
O Gustavo Bebianno tentou intervir no hospital, afastando a influência dos milicianos: não conseguiu, foi criticado, e acabou demitido pelos Bolsonaro.
Quem sabe talvez a intervenção determinada agora pela Justiça faça alguma diferença.
Mandeta só fez o óbvio! Qual as ações de Mandeta no combate ao Covid? Além da autopromoção em rede nacional?? Cheguei a pensar que seria o novo candidato da Globo no lugar de Moro!! Lembremo-nos que quando a Itália já estava um caos, Mandeta mandou ir pra rua!! O que pegou mal!! Bolsonaro não precisa recuar pois a seita bolsonarista o apoia incondicionalmente! Ele sabe disso!! Mandeta expulsou os médicos Cubanos, além de votar favorável a PEC que condena o país a congelar os investimentos na saúde por 20 anos!! Gente!! Será que vamos cair mais uma vez e apoiaremos mais candidatos fabricados pela Globo? A globo vai empurrando seus candidatos devagarinho sem lubrificante!! E as pessoas caem na armadilha ano a ano, eleição após eleição!! Será que não aprendemos?? Após eleitos, seus candidatos passam a favorecer os rentistas, as emissoras, os coronéis invasores de terra, os madeireiros, além entregar o país de graça ao estrangeiro vendendo a preços módicos as empresas públicas e comprometendo dessa forma a segurança e interesses nacionais!! À exceção de estimular a livre circulação de pessoas, a mudança dos ministros alterará praticamente em nada o cenário nacional. Pois é, a macaxeira áspera e cheia de terra vai ser empurrada por no mínimo mais 3 anos, sem lubrificante!! Vai sangrar um pouco, mas o brasileiro é forte e aguenta sem gritar!! Ou talvez até goste!!
Quem não está vendo que essa notícia é fake????Para que tá feio