O Governo do Estado inaugurou, nesta sexta-feira (13), a Penitenciária Regional Feminina de Patos que tem capacidade para 120 apenadas e representa um investimento de R$ 3,5 milhões. A unidade é fruto de uma parceria público-privada com a Instituição Educacional Faculdades Integradas de Patos (FIP) e possui área construída de 713,70 m². A solenidade contou com a presença do governador Ricardo Coutinho, do juiz de Execução Penal, Ramonilson Alves, além de prefeitos, vice-prefeitos e auxiliares do Governo.
Na ocasião, o governador lembrou que esta é a segunda parceria público-privada de grande porte feita pelo Governo do Estado. “Recordo que a Central de Polícia e a Academia de Polícia em João Pessoa foram fruto de uma parceria público-privada com uma troca de terrenos e este presídio seguiu a mesma lógica. Geramos aqui um ambiente adequado para as pessoas que cumprem pena”, observou.
O secretário de Administração Penitenciária, tenente-coronel Sérgio Fonseca de Souza, explicou que o local dispõe de todas as condições necessárias para o bom funcionamento e segurança do agente penitenciário e das apenadas. “Temos o dever de cuidar bem dos presos, eles perderam seu direito de liberdade, mas a dignidade tem que ser preservada. Aqui as apenadas terão uma boa estrutura. Implantaremos também no local programas de ressocialização”, afirmou.
Segundo o diretor da FIP, João Leuson, a obra foi entregue com a estrutura necessária, com equipamentos, bloqueadores de celulares e outros itens exigidos para o bem estar das apenadas e servidores. “O mais importante disso tudo é a humanização e a responsabilidade social que foram essenciais para que esta parceria se concretizasse”, comentou.
A Penitenciária Regional Feminina de Patos possui recepção, celas, quatro guaritas no entorno do presídio, salas de revista, parlatório, banheiros, depósito, alojamento dos agentes penitenciários, alojamento da polícia militar, cozinha, despensa, refeitório, reservatório elevado com capacidade para 41.450 litros de água e outras dependências.
Sem Comentários