O deputado Hervásio Bezerra botou pimenta na farofa dos que estão brigando para mudar o nome da Capital da Paraíba. Em vez de plebiscito, Hervásio está emendando a Constituição do Estado com uma PEC onde se diz que a Capital da Paraíba se chama e se chamará, definitivamente, João Pessoa.
Bezerra diz que nasceu em João Pessoa e não vê motivo para mudar o nome que foi dada à Capital em homenagem ao ex-presidente assassinado na Confeitaria Glória, em Recife, pelo teixeirense João Dantas.
Ouça a explicação do deputado:
7 Comentários
Parabéns ao deputado.
Quero parabenizar o deputado Hervázio Bezerra por esta emenda a Constituição, resolveu tudo com uma canetada.
Tem que revogar o dispositivo das disposições transitórias que manda fazer o plebiscito. A emenda absorve a lei de 30 que mudou o nome da cidade. Não conheço o texto da PEC mas, como ex constituinte, concordo com a emenda. Hervazio foi oportuno. Temos mais o que fazer
A Paraiba agradece
Puniram a cidade com esse nome e o estado com a bandeira.
”
Qual é a questão em torno de um plebiscito? E qual é o problema em alterar o nome de uma cidade? A homenagem prestada a João Pessoa decorreu da pressão do grupo Varguista, que politizou o seu assassinato, transformando um crime passional em um episódio político. Isso se deu devido à atuação do político João Pessoa, que destruiu a reputação de João Dantas e Anayde Beiriz. Modificar o nome da cidade representa uma revisão histórica, especialmente para alguém que não merecia ser tão grandemente homenageado.
A oligarquia paraibana, herdeira dos velhos coronéis que mandavam e desmandavam na Paraíba, ainda não engoliu João Pessoa, o que reforça a justa homenagem que o Estado lhe prestou, denominando a Capital de João Pessoa.
Por que os defensores do atual nome temem tanto um plebiscito? Não está sendo imposto por meio de uma canetada. A ação pede um plebiscito para que o povo decida. Alegam que a maioria do povo prefere João Pessoa. Então, não tem o que temer!