opinião

INSANIDADE: ISOLAMENTO CAMBIAL DOS BRICS

28 de fevereiro de 2025

 

Por RÔMULO MONTENEGRO
ADVOGADO/CONSULTOR EMPRESARIAL

 

Uma maluquice atrás da outra do governo federal, agora é o isolamento cambial com o propósito de desreferenciar o dólar, quiçá, criar uma moeda dos Brics!
Isso não deu certo em nenhum momento, em nenhum País e nem em consórcio de Países que, eventualmente, se juntaram com esse objetivo, e os Países que formam os Brics sabem disso, a ponto de permitir que o Brasil seja protagonista desta insanidade! Fosse bom e bacana todos queriam ser os puxadores da ideia, mas, jogaram o Brasil para ser o porta voz desta maluquice!
Com a economia enfraquecida pelas loucuras do próprio governo, o Brasil jamais poderia ousar neste momento, retaliar à moeda americana, principalmente, porque a sua economia se sustenta nas commodities que são lastreadas fundamentalmente pelo dólar!
Portanto, tentar boicotar a moeda americana significa enfraquecer a sua combalida economia e jogar o setor produtivo de cima do precipício!
O pior, as Instituições Brasileiras, as representações empresariais, quedam-se inertes ante a derrocada das principais commodities: agrícolas e minerais, caso essa sandice avance!
Isso porque essas commodities, movimentam o mercado, sustentam a nossa economia, promovem o superávit da balança comercial, geram emprego e renda para as famílias e serão as mais afetadas pelas peraltices, irresponsabilidades e vaidades do Presidente da República do Brasil, ideólogo e porta voz deste absurdo!
Sem contar que desde que iniciou-se esse movimento contra os EUA vem ocorrendo a evasão de divisas, particularmente, de dólar, que queira ou não Lula e seus pseudos seguidores, é uma moeda mundial
As reservas brasileiras estão se esvaindo por causa da política fiscal temerária até agora apresentada, os registros demonstram que tem diminuído o interesse na realização de investimentos por estrangeiros na bolsa brasileira!
Somado a isso, a taxa de juros do Brasil tem sido o repelente para o afastamento de investidores, ao tempo em que os EUA conseguem diminuir esses juros, facultando assim que o dólar permaneça lá mesmo ou em outras praças com juros menores, aliás, os juros brasileiros são os maiores do mundo nos últimos meses!
Assim não se pode esperar que o Brasil tenha poupança externa quando a sua política econômica é instável, a fiscal é inconsequente por causa do aumento das despesas de governo, tudo isto afeta o desenvolvimento econômico do Brasil, importa na perda de empregos e sufoca sobremaneira a capacidade de investimentos básicos para a economia manter positividade!
A poupança externa brasileira diminuiu quase 20% somente em 2024, ou seja, 20% de investidores zarparam para outros mares por causa das turbulências na economia do Brasil!
Então, quando o mandatário brasileiro abre a sua boca para defender o isolamento cambial e boicotar o dólar, ele está afugentando investimentos estrangeiros, reduzindo a atratividade pela compra de títulos brasileiros, por tabela isolando o Brasil economicamente do primeiro comprador dos nossos produtos que são os Estados Unidos e seus aliados!
Será se o nosso Presidente Brasileiro acha que a China vai cair nessa de boicotar os EUA, desprestigiar o dólar que é a principal moeda pagadora e investidora daquele país asiático! Nunca e jamais isso acontecerá!
A China está usando o Brasil para comercializar mais e barganhar com os EUA, principalmente, no momento em que o Presidente Trump impõem pressão sobre o comércio global para proteção da sua economia!
O Brasil está na iminência de sofrer retaliações tão fortes a ponto de tornar-se uma Venezuela e Cuba em pouco tempo!

Oremos! ‎<Mensagem editada>

Você pode gostar também

17 Comentários

  • Reply Roberto Macedo 28 de fevereiro de 2025 at 07:21

    Acredito que o autor do artigo (sandice) não viu a capacidade das empresas brasileira de captar dinheiro no exterior. Para que ocorra isso, tem que existir credibilidade. Os BRICS detém em torno de 40% do comércio internacional.

  • Reply Chifronildo 28 de fevereiro de 2025 at 07:22

    Sr. Advogado, quanta choradeira.

    • Reply Antonio Carlos 1 de março de 2025 at 08:36

      Você esta com toda razào. O autor do texto chrio de mentiras deveria ir morar no pais do dolsr la ele iria ser bem tratado..lambendo botas

    • Reply Jonatas 1 de março de 2025 at 16:32

      Quando começa a ler já entende que se trata de um submisso aos anseios americanos e europeus pela manutenção do Brasil como país de segunda classe. Infelizmente muitos brasileiros se colocam nessa posição por conveniência. Os grandes exportadores do período colonial que prosperaram no país transmitem essa ideia por gerações, se não contarmos o cordão umbilical com a Europa, sempre seremos os exportadores de matéria prima barata. Chega de submissão, vamos nos valorizar!!

  • Reply Airton Calado- Campina Grande 28 de fevereiro de 2025 at 08:29

    Com essa conotação, não deu nem pra ler o texto completo, basta de pessimismo político partidário,

  • Reply José 28 de fevereiro de 2025 at 11:15

    Insanidade é este texto repleto de informações distorcidas, meias verdades, fake news. Parece aquelas mentiras e teorias da conspiração que circulam nos grupos de bolsonaristas nas redes sociais. Tião, com a sua credibilidade você está chancelando essa campanha de desinformação.

    • Reply Antonio Carlos 1 de março de 2025 at 08:33

      Essa é a pura verdade.. isanidade.tudo distorcido de um trololo golpista

  • Reply ANDRE PACELLI 28 de fevereiro de 2025 at 12:58

    Brilhante e lúcida análise! Preocupante momento e precisamos mobilizar o parlamento pra assumir este debate.

  • Reply luiz 28 de fevereiro de 2025 at 18:54

    Ficaria muito surpreso se o “Dr. Expert” fizesse um comentário com outra conotação.
    Peço que ele se “inspire novamente” e fale sobre o trabalho escravo no Brasil.

  • Reply Lucas 28 de fevereiro de 2025 at 21:48

    Nunca li tanta porcaria.

  • Reply Chico Oliveira 1 de março de 2025 at 03:56

    POR QUÊ SERÁ QUE OS EUA, PIRATA DO MUNDO, ESTÁ ACHANDO RUIM? Dólar é moeda motel emitida sem lastro. Tudo que tem nesse mau agouro é o mesmo discurso falso dos especuladores Paulo Guedes e Roberto Campos Neto. O único erro do Governo Lula é não enfrentar com força a sabotagem da exorbitante taxa de juros e das camarilhas do mercado. A taxa SELIC é a maior parte dos problemas fiscais e mata o varejo e o investimento interno. Dólar tá com a cotação em baixa e não vai parar de cair. Ataques especulativos deixarão de ser arma de desestabilização externa dos EUA contra outras nações. Até 2030 esse é um texto economês trololó bozolóide de perdedores golpistas traidores da Pátria e subalternos Trumpistas. Perdeu Mané!

  • Reply Edmundo dos Santos Costa 1 de março de 2025 at 08:15

    JÁ ESTÃO FALANDO -“OS ESPECIALISTAS” – QUE O DÓLAR TEVE ALTA APÓS A DISCUSSÃO ENTRE TRAMPI E ZÉ LINSQUE. QUE PORRA DE MOEDA É ESSA QUE ATÉ UM BATE BOCA ENTRE UM PRESIDENTE MALUCO COM CARA DE CENOURA BÊBADA E UM PALHAÇO CRETINO QUE NÃO FAZ NINGUÉM SORRIR, IMPÕE AUMENTO DE VALOR A ESSE DINHEIRO FEITO DE AGLOMERADO?

  • Reply Rômulo Montenegro 1 de março de 2025 at 10:42

    Coisa boa o texto que escrevi ter gerado tantos comentários, alguns indignados outros tantos tendenciosos pela opção política de cada um, mas, inegável que o tema trazido a discussão é palpitante por ser atual e envolver assuntos econômicos com inúmeras vertentes de pensamento!
    O importante nisso tudo, é que ainda podemos discutir, discordar e mostrar nosso ponto de vista, jamais concordar para ser “politicamente correto” e ou agradar determinados segmentos da política partidária e ideológica!
    Agradecer ao Jornalista Tião Lucena por publicar e respeitar a minha simplória opiniao, não obstante tenha suas próprias convicções e opções ideológicas, as quais não se identifica com as minhas, isto é próprio da democracia! Parabéns e obrigado , Tião!

    • Reply Sebastião 1 de março de 2025 at 21:20

      MANDE MAIS, ROMULO, O BLOG PRECISA DE IBOPE

    • Reply José 2 de março de 2025 at 05:12

      Excelente texto, a verdade é preciso ser dita, quem não quiser acreditar que não acredite.

  • Reply Pedro Marthins 2 de março de 2025 at 14:24

    Caro Rômulo, sua lúcida e acertiva visão reflete a gravidade do momento, somos celeiro do mundo e não seria oportuno remar contra a maré.

  • Reply Irenaldo Quintans 6 de março de 2025 at 15:39

    Análise maiúscula e corajosa da realidade corrente vivida pelo setor que literalmente carrega a economia brasileira sobre os ombros. Parabéns, Romulo Montenegro.

  • Deixar uma resposta

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    3