João Pessoa é a quarta cidade mais antiga do Brasil e é a única que já nasceu Capital do Estado. É a cidade de todos nós, cidade dos que aqui nasceram e dos que foram adotados como eu fui.
Quem me conhece está careca de saber que nasci em Princesa, no alto sertão da Paraíba. Vim para João Pessoa em 1975 fazer vestibular para o curso de Direito. Vim e fiquei. Terminei meu curso, tornei-me jornalista, casei, vieram os filhos, os netos, os cabelos brancos, algumas desilusões, incontáveis alegrias e a decisão de não me mudar dessas fronteiras nem mesmo depois do derradeiro adeus.
Conheci parte da João Pessoa que não existe mais, dessa parte sinto saudade, saudade de suas antigas ruas, dos amigos que se foram, dos bares de antigamente, até dos cabarés me lembro, não os do apogeu da cidade que não tive o prazer de conviver, mas os que abrigaram as sobras das putas velhas em extinção, aquelas que mesmo velhas e em extinção nos falavam de um tempo em que aquelas ruas, hoje desertas, tinham vida, tinham cores, tinham música e tinham mulheres que se vestiam com rara elegância para vender ilusões e proibidos amores.
Hoje me deparo com uma cidade Metrópole e fico a procurar aquela cidade com cheiro de interior, de trânsito sem atropelos , sem o medo emboscado em cada esquina.
E juro que dá vontade de mudar para o mato, para os longes, para o meu passado
3 Comentários
Disse tuto Tião, sua história parece com a minha, viemeos no mesmo ano para esta terra, Só que eu vim para fazer o segundo grau, a minha primeira morada foi na Rua Duarte Lima, esquina com a Maciel Pinheiro, lugar de onde diarimanete a partir das 18 horas a rua se transformava com aquelas mulheres desfilando e os politicos do interior chegando em busca dos amores proibidos, como vc bem disse. Para nós que viivamos na pindaiba era uma festa, pois andavamos com eles, mostravamos tudo e no final saiamos felizes pois tinhamos partilhado de todos os prazeres patrocinados por eles.
Hoje só suldades. Um anbraço Tião
Tião, João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil.
Já eu, fui praí, cumpri o propósito no devido tempo, então vôrtei pra vizinhança mais pra frente de PI – MANAÍRA, só que mês passado passei alguns dias de férias aí depois de mais de 25 anos ausente dessas pairagens da capita e juro que fiquei demais da conta de retornar pra selva de pedra.