Destaques

João Pessoa é escolhida para sediar lançamento de cachaça com toque de maconha

22 de outubro de 2024

A cachaça já é maivada somente sendo ela mesma, imagine misturada com maconha. O que vai aparecer de nêgo bêbo e doidão não está no gibi. Mas que ela existe, existe e o Jornal A União foi o grande descobridor da novidade. Uma cachaça com toque de maconha é a grande atração de um festival de cachaça que está acontecendo em João Pessoa. E a matéria vai transcrita abaixo, com todos os detalhes:

Cachaça com toque de maconha será lançada em João Pessoa

por Samantha Pimental*

Lançamento da marca será no Festival Brasil Cachaças | Foto: Arquivo Cachaça Social Club

De 23 a 26 de outubro, João Pessoa sedia o festival Brasil Cachaças, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, reunindo mais de 260 rótulos da bebida e articulando produtores de todo o país. Durante o evento, será lançada uma cachaça com toque de maconha, a Cachaça Hemp, produzida em Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro. O produto é a primeira aguardente brasileira produzida com a planta e busca fomentar um chamamento para o debate sobre o canabidiol, o uso responsável e os benefícios da cannabis em diferentes segmentos.

A Cachaça Hemp é produzida com terpenos da maconha, que são as substâncias responsáveis pelo aroma, além de trazer a cor verde, remetendo à cannabis, mas não contém CDB ou THC, responsáveis pelos efeitos alucinógenos. A ideia é trazer uma referência olfativa e sensorial com terpênicos idênticos ao natural da cannabis, e segundo o produtor da cachaça, Odirlei Carlos Henrique Caetano, mais conhecido como Leley, a proposta surgiu a partir do empresário Carlos Lyra, que lidera o Cachaça Social Club, Casa da Cultura da Cachaça no Rio de Janeiro. “Ele é um entusiasta do canabidiol e pediu para nós, da Cachaça Barra Velha, produzirmos essa cachaça. E nós estamos produzindo ela, e vamos lançar aí, em João Pessoa”, afirmou.

Ele ressalta que a bebida não possui propriedades alucinógenas: “Ela só tem os terpenos, que são os aromas da planta verde, e é muito refrescante, muito legal, tem a cor verde… É curioso, as pessoas querem conhecer e a aceitação tem sido muito boa”, destacou. A cachaça já foi lançada em estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná, e chega agora ao Nordeste. Com registro do Ministério da Agricultura, o produto, por não conter as propriedades alucinógenas da planta, não teve problemas em sua regulamentação, é o que informa ainda o produtor Leley, que diz que ela está alinhada com a legislação brasileira, garantindo segurança e qualidade para os consumidores.

A escolha do lançamento durante o Brasil Cachaças foi feita pela visibilidade do evento, que reúne produtores de todo o país. Quanto à comercialização, Leley fala que o festival que acontece em João Pessoa é uma oportunidade para divulgar a Cachaça Hemp: “Estamos indo com esse intuito também, de buscar representantes aí na região. Nós já temos no Acre, já temos no Rio Grande do Norte, distribuidores que estão trabalhando com ela, e queremos receber as pessoas em nosso estande aí e falar sobre a cachaça. Queremos divulgar para quem mais quiser ser representante na Paraíba ou em outras regiões adjacentes”, destacou.

A Cachaça Hemp está sendo comercializada em garrafas de 500 ml com 42% de teor alcoólico, ao preço de cerca de R$ 100. Internacionalmente, a maioria das bebidas feitas com cannabis tem origem em lugares como Estados Unidos, Uruguai e Canadá. No Brasil, os debates acerca do uso da cannabis para fins medicinais  e o próprio uso de produtos à base de canabidiol, vem se fortalecendo nos últimos anos, e a partir disso, pesquisas quanto ao uso da planta em outros setores, como o de alimentos e cosméticos, também vem crescendo no país.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 19 de outubro de 2024.

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.