Cidade

João Pessoa e o letreiro

5 de agosto de 2021

Antigamente se comemorava o aniversário de joão Pessoa com inaugurações festivas de obras estruturantes. Lembro de algumas: Centro de Convenções, Largo da Gameleira, Viaduto do Geisel, Perimetral Sul, mais pra trás o Mercado de Artesanato, o Espaço Cultural, a Estação Ciência e a nova Lagoa.

Hoje João Pessoa ganhou um letreiro. Bonito, com duas pontas e uma roda no meio. E só.

Dizem que a cidade merecia mais e eu concordo.

Trata-se da cidade que já nasceu Capital , talvez a única no país a surgir com essa patente. Cidade bonita, cheia de verde, acolhedora, que não discrimina quem vem de fora e não despeja quem não é rico.

Mas ficou modesta na data magna do seu natalício.

Um letreiro é muito pouco, é quase nada, é uma merreca, um cisco no olho do povo.

Deixemos, porém, para lá.

Nosso amor por João Pessoa e maior.

Maior do que a falta de obras, maior do que um letreiro, maior do que a ausência do poder público nas coisas da cidade.

Moramos na Capital mais verde do Brasil, no ponto oriental das Américas, onde o sol nasce primeiro e se põe ao som do Bolero de Ravel.

Isso tudo é herança que nos foi dada e jamais será tirada. É um presente da terra que nos adotou e nos conquistou de um jeito que  dela só sairemos deitados no caixão para a viagem sem volta.

Parabéns João Pessoa, parabéns Filipéia de Nossa Senhora das Neves.

Você pode gostar também

11 Comentários

  • Reply PROFESSOR OSCAR 6 de agosto de 2021 at 02:13

    Meu caro Tião, devo dizer que o tal letreiro é de péssimo mal gosto, horroroso. O anterior era bonito. EU AMO JAMPA. Já estava consagrado pelo povo que visitava o local e tirava fotos de recordação. Creio que muita gente há de concordar comigo.

  • Reply Chico 6 de agosto de 2021 at 07:07

    É meu caro Tião infelizmente enquanto tivermos eleitores que trocam a única arma de de defesa contra os maus políticos, por um kilo de peixe uma sexta com alimentos que não dá para um dia e uma classe de analfabetos funcionais com diplomas e que se deixa enganar por lawfere, viveremos assim um vem e faz aí o povo pra punir fazem o que fizeram em 2020. Fazer o que?

  • Reply Angela 6 de agosto de 2021 at 10:21

    Quem foi o “artista” que escolheu a
    paleta de cores?
    Uma coisa horrorosa!

  • Reply GUTERLANDIO NASCIMENTO SILVA 6 de agosto de 2021 at 10:28

    Eu Sou de Campina Grande, amo minha cidade! Mais amo João pessoa, pra mim e das capitais mais bonita do Brasil. Concordo com professor Oscar, outro nome era mais bonitas. Sempre os turista amava tirar foto no antigo lenheiro.

  • Reply José 6 de agosto de 2021 at 10:52

    Esse sol tá parecendo um “anel” multicolorido.

  • Reply El Gabri 6 de agosto de 2021 at 10:57

    Cidade linda (das mais bonitas do Brasil), porém, com um nome que em nada condiz com as suas belezas naturais. O nome, inclusive, é pouco atrativo para o turismo internacional (arrisque pedir para um gringo falar João Pessoa e ouça o presépio que sai). Deveríamos rebatizar a cidade ouvindo a população (que nem sabe quem foi o personagem homenageado). Uma cidade que tem o mar azul-esverdeado / verde-azulado, lembrando a cor de uma turmalina paraíba, nao merece ter o nome de uma pessoa, muito menos de um Pessoa.

    • Reply José 6 de agosto de 2021 at 18:36

      Blá-blá-blá…Nos EUA tem Washington, na Nova Zelândia tem Wellington, em Pernambuco tem Fernando de Noronha e Abreu e Lima, no Rio de Janeiro tem Petrópolis e Teresópolis, em Santa Catarina tem Florianópolis, no Egito e nos EUA tem Alexandria, na Paraíba também tem Princesa Isabel. Em resumo, esse papo de perrepista de querer mudar o nome de João Pessoa é manjado e sem fundamento algum.

  • Reply luiz 6 de agosto de 2021 at 12:28

    Os dois letreiros foram feitos para enfeiar o ambiente.

  • Reply Standislau 6 de agosto de 2021 at 12:45

    Em outros tempos não havia pandemia!

  • Reply RÔMULO 6 de agosto de 2021 at 15:27

    Pelo contrário, ficou extremamente melhor do que essa denominação copiada de São Paulo e diferente de outros sem inspiração que por não tê-la copiam o óbvio! Como diríamos em Conceição Jampa é meus ….

  • Reply RÔMULO 6 de agosto de 2021 at 15:30

    Corrigindo: são meus… e para o professor em questão aí é MAU, mal é prá quem não é professor!

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.