Antigamente se comemorava o aniversário de joão Pessoa com inaugurações festivas de obras estruturantes. Lembro de algumas: Centro de Convenções, Largo da Gameleira, Viaduto do Geisel, Perimetral Sul, mais pra trás o Mercado de Artesanato, o Espaço Cultural, a Estação Ciência e a nova Lagoa.
Hoje João Pessoa ganhou um letreiro. Bonito, com duas pontas e uma roda no meio. E só.
Dizem que a cidade merecia mais e eu concordo.
Trata-se da cidade que já nasceu Capital , talvez a única no país a surgir com essa patente. Cidade bonita, cheia de verde, acolhedora, que não discrimina quem vem de fora e não despeja quem não é rico.
Mas ficou modesta na data magna do seu natalício.
Um letreiro é muito pouco, é quase nada, é uma merreca, um cisco no olho do povo.
Deixemos, porém, para lá.
Nosso amor por João Pessoa e maior.
Maior do que a falta de obras, maior do que um letreiro, maior do que a ausência do poder público nas coisas da cidade.
Moramos na Capital mais verde do Brasil, no ponto oriental das Américas, onde o sol nasce primeiro e se põe ao som do Bolero de Ravel.
Isso tudo é herança que nos foi dada e jamais será tirada. É um presente da terra que nos adotou e nos conquistou de um jeito que dela só sairemos deitados no caixão para a viagem sem volta.
Parabéns João Pessoa, parabéns Filipéia de Nossa Senhora das Neves.
11 Comentários
Meu caro Tião, devo dizer que o tal letreiro é de péssimo mal gosto, horroroso. O anterior era bonito. EU AMO JAMPA. Já estava consagrado pelo povo que visitava o local e tirava fotos de recordação. Creio que muita gente há de concordar comigo.
É meu caro Tião infelizmente enquanto tivermos eleitores que trocam a única arma de de defesa contra os maus políticos, por um kilo de peixe uma sexta com alimentos que não dá para um dia e uma classe de analfabetos funcionais com diplomas e que se deixa enganar por lawfere, viveremos assim um vem e faz aí o povo pra punir fazem o que fizeram em 2020. Fazer o que?
Quem foi o “artista” que escolheu a
paleta de cores?
Uma coisa horrorosa!
Eu Sou de Campina Grande, amo minha cidade! Mais amo João pessoa, pra mim e das capitais mais bonita do Brasil. Concordo com professor Oscar, outro nome era mais bonitas. Sempre os turista amava tirar foto no antigo lenheiro.
Esse sol tá parecendo um “anel” multicolorido.
Cidade linda (das mais bonitas do Brasil), porém, com um nome que em nada condiz com as suas belezas naturais. O nome, inclusive, é pouco atrativo para o turismo internacional (arrisque pedir para um gringo falar João Pessoa e ouça o presépio que sai). Deveríamos rebatizar a cidade ouvindo a população (que nem sabe quem foi o personagem homenageado). Uma cidade que tem o mar azul-esverdeado / verde-azulado, lembrando a cor de uma turmalina paraíba, nao merece ter o nome de uma pessoa, muito menos de um Pessoa.
Blá-blá-blá…Nos EUA tem Washington, na Nova Zelândia tem Wellington, em Pernambuco tem Fernando de Noronha e Abreu e Lima, no Rio de Janeiro tem Petrópolis e Teresópolis, em Santa Catarina tem Florianópolis, no Egito e nos EUA tem Alexandria, na Paraíba também tem Princesa Isabel. Em resumo, esse papo de perrepista de querer mudar o nome de João Pessoa é manjado e sem fundamento algum.
Os dois letreiros foram feitos para enfeiar o ambiente.
Em outros tempos não havia pandemia!
Pelo contrário, ficou extremamente melhor do que essa denominação copiada de São Paulo e diferente de outros sem inspiração que por não tê-la copiam o óbvio! Como diríamos em Conceição Jampa é meus ….
Corrigindo: são meus… e para o professor em questão aí é MAU, mal é prá quem não é professor!