Política

Justiça manda PMCG seguir regulação de leitos de COVID-19 coordenada pelo Governo do Estado e Bruno Cunha Lima já perde de 2 x 0 na briga que trava com João Azevedo 

24 de março de 2021

 

MARCOS MAIVADO MARINHO 

Na desnecessária briga surda que vem travando contra o governador João Azevedo (CDADANIA) no enfrentamento da crise do coronavírus, e na qual quem mais perde é a população campinense de um modo geral, o prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) tem sofrido duros reveses quando a Justiça é chamada a interferir na busca de debelar as chamas.

Agora mesmo uma decisão do juiz Ruy Jander Teixeira da Rocha, da 3ª Vara da Fazenda Pública, determinou que a Prefeitura Municipal de Campina Grande passe a seguir o sistema de regulação de leitos coordenado pelo Estado, atendendo liminarmente a uma Ação Civil Pública movida pelo Governo estadual.

No pedido o Estado alega que um “Comitê Intergestores Bipartide – CIB, composto por gestores municipais, indicados pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), através da Resolução CIB-PB nº 70, de 21 de maio de 2020, atraiu para o Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Saúde, a regulação de todos os leitos destinados a pacientes COVID-19 no território do Estado, incluindo aqueles que foram criados e são geridos pelos Municípios, de modo a ofertá-los a pacientes de outras localidades, caso essa providência se mostre necessária em caso de agravamento do quadro da pandemia”.

A prefeitura de Campina Grande, conforme o Governo do Estado, não estaria cumprindo a resolução e continuaria fazendo uma regulação de leitos própria.

Ao decidir sobre o caso o juiz considerou que “não há que se falar em isolamento de um Município como uma ilha no atendimento a saúde diante de uma pandemia, pois compete a cada um dos entes federados, em razão da autonomia federativa, encargo solidário com os demais entes”.

O impasse entre Estado e município já estava no Ministério Público Federal. Uma Notícia de Fato havia sido instaurada a partir da denúncia de uma médica, alertando para o problema. Uma reunião virtual entre coordenadores de regulação da Paraíba e do município havia sido marcada para hoje, para discutir a questão.

No último despacho do procedimento, o procurador da República José Guilherme Ferraz assinala que não houve confirmação, “até o momento, de recusa efetiva” de pacientes de outras cidades por parte do município.

Em nota a Secretaria de Saúde do município informou que os leitos para o tratamento de covid-19 estão sendo disponibilizados para pacientes de outras cidades rotineiramente. Um levantamento apresentado pela Saúde municipal, entre 16 de fevereiro e 16 de março, mostra que dos 219 pacientes de outras cidades atendidos em Campina, 23,75% são das regiões de João Pessoa e Sertão. Atualmente, dos 130 leitos ocupados no Hospital Pedro I, 45 são de pacientes de Campina Grande e 85 com pacientes de outras cidades.

A BRIGA

Agora, acuado pelas derrotas judiciais que lhe apagam o discurso negacionista, o prefeito encontrou uma nova saída para atacar o governador e se dar bem perante a opinião pública da cidade: denunciou que o número de vacinas destinado a Campina Grande é inferior proporcionalmente ao que o Governo do Estado oferta a João Pessao e garante acionar o Ministério Público para corrigir a conta, demanda que outra vez deverá ser decidida pelo Poder Judiciário.

Você pode gostar também

4 Comentários

  • Reply antonio ferreira lopes 24 de março de 2021 at 13:35

    Esse rapaz teria um futuro politico brilhante se n fosse bolsonarista. E uma pena. Ponto p nosso governador

  • Reply Piters 24 de março de 2021 at 13:44

    Vindo dos Cunha Lima e da cidade do 2º maior São João do Mundo (a 1ª é Caruaru) o que tem de anormal eles estarem fazendo politicagem?

    São apoiadores do Presidente Jair Brochanaro. Não se pode esperar muito!

  • Reply Delfos 24 de março de 2021 at 17:43

    UM EXEMPLO A SER SEGUIDO PELO
    GOVERNSDOR DA PARAIBA:

    DO GOVERNADOR DE GOIÁS SOBRE
    O LOOKDOWN:

    ” EU SOU RONALDO CAIADO. EU SOU
    O GOVERNADOR DE GOIÁS. EU
    SOU RESPONSÁVEL POR 7 MILHÕES E
    DUZENTAS MIL VIDAS DE GOIANOS.
    AS DECISÕES DO PRESIDENTE NÃO
    CRUZARÃO AS FRONTEIRAS DE
    GOIÁS “.

    O VÍDEO ESTÁ NA INTERNET.

    A CENA OCORREU NA REUNIÃO
    DE HOJE PROMOVIDA PELO
    BOLSONARO.

    • Reply Chico Oliveira 24 de março de 2021 at 20:19

      PANDEMIA DO BOLSONAVIRUS. É UMA PRAGA. – Não bastasse a COVID-19, tudo indica que na prática administrativa de alguns governantes há a infecção de uma grave espécie de variante viral denominada Marrentus limus oligárquicos, causador de um acentuado comportamento doentio em menudos novatos, a ESTUPID-EZ55. Pense numa praga da mulinga! As primeiras análises clínicas apontam para uma origem genética, hereditário ou só herético mesmo.
      DÁ UM TEMPO AO MENOS PARA OS CIDADÃOS MORREREM SÓ DA COVID-19. Ah ziquizila !!!

    Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.