opinião

Luquinha, o pistoleiro do sertão

8 de dezembro de 2024

Por Hilton Gouveia

Luquinha foi um pistoleiro (?) incomum: nunca foi preso nem processado. E a polícia jamais obteve a foto deste homem de 1,49m de altura, quê gostava de roupas pretas e usava um inseparável chapéu de abas largas
Peregrinei 5 anos pelo Vale do Piancó, a fim de descobrir fontes confiáveis que falassem deste mito.
Encontrei José Honório de Souza, vereador em Itaporanga, onde é conhecido por Zeca da Encarnação. Ele afirma que Luquinha tinha até CPF, com o nome de Luis Batista de Lima Filho. Que teria nascido em 1924. Morreu em Araripina(PE), assassinado com um tiro na testa, disparado por Tico Braz, seu sobrinho por afinidade.
Isto aconteceu em 2010, quando Luquinha tinha 86 anos. As fontes policiais de Araripina, inclusive o experiente repórter da área, Fredson Paiva, da Rádio Arari, que textual e telefonicamente respondeu-me: “nunca vi nem ouvi falar de que alguém com este nome ou apelido morreu por aqui!”
Quanto ao lugar onde Luquinha se registrou, com o nome de Luis Batista de Lima Filho, é um enigma.
É o que dizem os cartórios de Registro Civil de Poço Dantas (RN) e dos municípios paraibanos de Igaracy, Piancó, Aguiar e Itaporanga, supostos berços do pistoleiro.
Zeca da Encarnação lembrou que Luquinha era temido e admirado simultaneamente. O médico Francisco Teotônio, ex prefeito de Santana dos Garrotes, costumava dizer que, certa vez, atendeu Luquinha na zona rural, que se lastimava de dores com uma crise de apendicite.
Uma de suas maiores astúcias é contada assim, ele quase foi pego em Sousa, onde se escondeu para matar o então governador Pedro Gondim. Por quê? Gondim mandou o então sargento PM Plínio Badu para Piancó, a fim de prender Luquinha. Badu procedeu a uma busca sem êxito durante cinco anos. Mas acabou com a pistolagem no Vale do Piancó. Luquinha caiu fora de suas garras.
Hélio Costa, ex-prefeito de Igaracy, chegou a ter Luquinha como cabo eleitoral. Conversava com ele abertamente. Perguntei: “alguém teria coragem de negar um pedido de voto feito por Luquinha?” A resposta foi uma risada generalizada.
Tica Raquel, residente no Sítio!
Macacos em Igaracy, é irmã de Luquinha por parte de mãe. Muito nervosa, disse que só viu ele uma vez e que não tinha fotos dele. Isto prova que apesar de morto, Luquinha ainda é temido

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

3