Destaques

Motta diz que Lula vive preso à ideologias e considera exageradas decisões do Supremo Tribunal Federal

7 de fevereiro de 2025

O novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), criticou a postura do presidente Lula (PT) em relação ao discurso político e à condução da economia. Em entrevista ao jornal O Globo, Motta afirmou que o presidente “não pode ficar refém de ideologias” e que seu governo precisa tomar decisões mais pragmáticas. O parlamentar também detalhou sua proposta ao Supremo Tribunal Federal (STF) para destravar as emendas parlamentares que estão suspensas, sugerindo que as regras de transparência que valeriam a partir de 2025 sejam aplicadas ao que foi indicado e empenhado em 2024.

A entrevista revela as prioridades e os desafios do novo comando da Câmara, que terá que equilibrar pautas de grande impacto, como a anistia a condenados pelos atos de 8 de janeiro, a transparência dos três Poderes e a regulação das redes sociais. Hugo Motta demonstrou resistência a medidas que poderiam enfraquecer o Legislativo frente ao STF, afirmando que “o Congresso jamais se ajoelhará” ao Supremo. Ele argumenta que as propostas que limitam o poder da Corte são uma reação a “exageros” das decisões do Judiciário nos últimos anos.

Emendas e articulação com o STF – Sobre o bloqueio das emendas parlamentares, Motta defendeu que a transparência seja a solução para o impasse. Ele disse ter sentido “interesse” de ministros do STF em resolver a questão e ressaltou que a governabilidade do Executivo está diretamente ligada à liberação de recursos. “Os deputados precisam das emendas para justificar apoio a pautas difíceis”, pontuou.

Motta também rebateu críticas sobre a distribuição de recursos. Questionado sobre ter enviado R$ 10 milhões para Patos, cidade onde seu pai é prefeito, ele afirmou que “se quer indicar recursos ao Orçamento, tem de se filiar a um partido, se candidatar e se eleger”.

Sobre o Marco Civil da Internet, em julgamento pelo STF, ele criticou a interferência da Corte. “Não estamos obrigados a legislar sobre qualquer tema no momento em que é trazido pela sociedade. A Casa pode entender que não é prioridade”, afirmou. Ele garantiu que a regulação da Inteligência Artificial será uma prioridade e será discutida em breve no plenário.

Críticas à condução econômica do governo – A condução da economia também foi alvo de críticas de Motta, que afirmou que o governo Lula “tem vacilado” e tomado decisões que geram instabilidade. Para ele, a dificuldade do Executivo em reduzir gastos é um problema crônico. “Passamos dois anos ajudando com projetos que elevaram a arrecadação. Mas o problema não está apenas na arrecadação, mas na responsabilidade com os gastos públicos”, alertou.

Motta também demonstrou ceticismo quanto à isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil sem um planejamento que compense a perda de arrecadação. “Quem não quer aprovar isenção? Mas qual será a consequência? Vai trazer mais estabilidade fiscal?” questionou.

Você pode gostar também

7 Comentários

  • Reply Rodrigo 7 de fevereiro de 2025 at 11:18

    Já sou fã número um desse cara.
    O cara é igual a Trump, em uma semana tá botando pra arrombar.
    Vamos acabar com essa esquerda que está fazendo tanto mal ao país.
    Pra cima Hugo.
    Você é o cara certo na hora certa!

    • Reply José 7 de fevereiro de 2025 at 18:32

      Uma Luz no fim do túnel. Show de bola. Bota para torar Hugo Mota.

  • Reply Pinot 7 de fevereiro de 2025 at 12:09

    Mortinha, já tá se soltando , é um BOLSONARISTA DE CARTERINHA, o povo vota em cada coisa, ele fala de tudo, menos no POVO!!!

  • Reply Pinot 7 de fevereiro de 2025 at 12:10

    E vai querer ser governador, imagina, MOTINHA E O BOZO, NOS GOVERNOS, QUE TREGEDIA!!

  • Reply Pinot 7 de fevereiro de 2025 at 12:11

    TRAGÉDIA, KKKKK

  • Reply Pinot 7 de fevereiro de 2025 at 12:13

    Verdade, OPORTUNISTA, na HORA CERTA!

  • Reply Rômulo Montenegro 7 de fevereiro de 2025 at 13:14

    Estou muito otimista com o mandato na Presidência da CF do nosso conterrâneo Hugo Mota, chegou marcando o seu território, estabelecendo premissas e acima de tudo, demonstrando altivez, responsabilidade e garantindo a isonomia do legislativo! Parabéns Deputado!

  • Deixar uma resposta

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    4