opinião

“Ninguém atira pedras em árvore que não dá frutos”

12 de outubro de 2020

 

Por: Aldo Ribeiro – economista e progressista

Campanhas políticas, sobretudo nos últimos anos, tem sido marcadas por uma enxurrada de acusações e notícias falsas. Vale tudo. Ainda antes da disputa propriamente dita, cria-se um ambiente de espetacularização acusatória, articulados em conjunto entre setores da imprensa, instituições e grupos políticos, pra que reputações sejam jogadas aos leões do julgamento popular. Depois disso, o agredido, recebe uma espécie de pecha de tudo que não presta. E isso é utilizado exaustivamente nas campanhas eleitorais.

Tivemos aqui, recentemente, o deputado Ruy Carneiro aproveitando-se desse tipo de contexto que narrei no parágrafo acima. Pior: da forma mais vil e covarde possível. Justamente quando o ex-governador já não podia mais defender sua honra. Ruy teve seus 15 minutos de fama. Mais por um ato de desespero, face o castelo de areia que é sua candidatura. Provavelmente tentará mais vezes trazer o debate pra essa seara de baixaria e do moralismo sem moral. Que nas próximas, ao menos dê ao ex-governador, a chance de se defender. Até na briga, há de se jogar limpo.

E no último sábado, tivemos um parecer do MPE-PB, sugerindo a condenação e aplicação de multa, ao candidato Walber Virgulino, por propaganda irregular e ofensa a honra do candidato Ricardo Coutinho. Palavras como “bandido” e “corrupto” foram utilizadas contra o ex-governador. Uma pena que o debate seja calcado pelo denuncismo populista e oportuno.

O mais engraçado de tudo, é que o candidato do Patriotas ao chamar seu adversário de bandido e corrupto, se esquece que o presidente Bolsonaro tem ligações muito próximas com as milícias cariocas. Que há décadas, ele, seus filhos e até ex-mulheres, se beneficiam das rachadinhas, conforme mostram as fortes evidências das investigações. Talvez não saiba que nas eleições de 2018, Flávio Bolsonaro foi o mais votado em 74 das 76 urnas em Rio das Pedras. Rio das Pedras pra quem não sabe, é uma região do Rio de Janeiro dominada pelo Escritório do Crime, considerada a maior e mais perigosa milícia daquele estado. E o que falar do Queiroz, amigo do Bolsonaro há quase 40 anos e morador de Rio das Pedras? Não é preciso ser nenhum gênio pra ligar os pontos. Percebem as interconexões? Talvez Walber não saiba, e por isso não profira as mesmas palavras pra o presidente e sua família. Vai saber, né?

Hoje, na verdade, Bolsonaro trabalha pela sua reeleição, não por qualquer tipo de comprometimento republicano com o país. Trabalha pra salvar sua pele e a de seus filhos. Uma vez longe do poder, sem a caneta na mão, estará em péssimos lençóis.

A estratégia de Ruy e Walber, em se utilizar da metralhadora giratória de acusações contra o ex-governador é compreensível, porém pouco benéfica do ponto de vista de suas pretensões nessas eleições. Enquanto atacam Ricardo, Cícero e Nilvan, seus verdadeiros adversários nesse momento, apresentam-se com um discurso “moderado e conciliador”. Tentam abarcar os eleitores de direita, além da bolsonarista raiz, hoje resumida somente aos mais alienados. Arrisco-me dizer, sem as amarras nada confiáveis das pesquisas feitas aqui na PB, que Ricardo já está no 2º turno. Resta saber quem vai pra disputa com ele. Por isso tantas pedras jogadas nos girassóis do PSB. O conjunto de obras e ações nas gestões de RC, obriga seus adversários jogarem no pântano das acusações, ainda que sem provas, mas com o maciço apoio dos grandes veículos de comunicação.

Você pode gostar também

8 Comentários

  • Reply Adenilson 12 de outubro de 2020 at 19:24

    Concordo quase em tudo, um texto muito bem redigido, mas PODE ter certeza que Ricardo vencerá no primeiro turno. Quem sempre votou em Ricardo continuará votando. O governador teve em João Pessoa quase 65 % e Ricardo só precisa de 51%.

  • Reply Francisco 12 de outubro de 2020 at 19:47

    Ricardo é um gestor competente e trabalhador. Tem coerência e propostas concretas. Governa para o povo. ✌?

    ???Há muita hipocrisia e incoerência dos candidatos de direita nas sua propagandas no guia eleitoral. Aos candidatos dos partidos (PSDB , DEM, MDB, PP, PATRIOTAS), o eleitor lembrará que seus partidos apoiaram a pec que cortou dinheiro da saúde, educação, segurança e nos programas sociais. Seus partidos também apoiaram as reformas trabalhista e da previdência que tiraram direitos e lascaram a vida dos trabalhadores e servidores públicos humildes. TÔ LEMBRADO

  • Reply Marconildo Gondim Levino 12 de outubro de 2020 at 20:32

    Esse mago é foda!!!!!

  • Reply Marconildo Gondim Levino 12 de outubro de 2020 at 20:32

    Esse mago é foda!!!!!

  • Reply CHICO OLIVEIRA 12 de outubro de 2020 at 22:46

    CONJECTURAS E QUASE-FICÇÕES DE UMA POSSÍVEL REALIDADE, AINDA QUE A REBINBOCA DAS TABOCADAS DE LERO-LERO SACANEIEM POVÃO E SEUS CASTELOS DE ILUSÕES: Tenho razões de sobra para imaginar que CÍCERO, que até pouquíssimo tempo sequer admitia falar a respeito de candidatura, pois conversando com várias pessoas, entre um cafezinho ou um Cointreau, confidenciou não mais ter a mínima pretensão de exercer cargo público, ante injusto suplício que a vida pública impingiu-lhe, afora as decepções, rasteiras e trairagem de bico longo. E POR QUE SERÁ QUE ELE SAIU DO PSDB, ACEITOU SER CANDIDATO PELO PP DOS RIBEIRO, AJUNTOU UM BOCADO DE PEGO NA RUA, AFASTOU-SE DE UNS OUTROS EX CORRELIGIONÁRIOS TUCANOS, DEU HOLOFOTES PRA BEZERRINHO E NEM TE LIGO PRA OUTRO BOCADO? – Vou chutar: SE CHOREI OU SE SORRI, O IMPORTANTE É QUE OS TUCANOS I FOODiiiiiiiiiiiii. – Se ganhar, aí eu posso ver como fica, pois já terei um pirralho substituto pra chamar de meu. PODER NO CONTROLE REMOTO. – Portadores de bilhete da cor LIMA, a viagem vai azedar geral.

  • Reply Pedro Paulo 13 de outubro de 2020 at 06:25

    Excelente texto …. TIÃO Amigo velho fico aqui pensando na covardia de Ruy …. Como um cidadão pode ser tão viu…. Deixou pra atirar quando o outro não podia mais falar….. Que sujeito medíocre

  • Reply Mercia de Fatima 13 de outubro de 2020 at 14:03

    As propostas de campanha de Ricardo sempre se transformam em realidade, por isso tem credibilidade no que promete.

  • Reply Mercia de Fatima 13 de outubro de 2020 at 17:41

    A covardia é um sentimento menor, dá até pena.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.