Marcos Maivado Marinho
Nesses tempos de internet mandando na gente minha primeira ação ao abrir os olhos de manhã cedinho é ler “As primeiras do dia”, de Tião Lucena.
E nem sei se evoluí…
Antes, eu rezava a Oração do Dia e um Pai Nosso e corria prá escovar os dentes e lavar a cara.
Esse era o rito!
Hoje, não fugindo à regra, corri para o Blog do Tião ansioso para dar as primeiras risadas do dia.
E o fiz, com a alegria adicional de verificar ter aumentado o meu vocabulário, que modéstia à parte é bem crescidinho – superior à média.
Graças a Tião, descobri mais uma palavra. Que inclusive não consta em nenhum Aurélio; tampouco no Google!
Refiro-me a RANIFRATES, que é a fermentada definição de CÚ no elástico dicionário do amigo ‘Bunitão’.
Nas suas “Primeiras” desta quarta feira de cinzas Tião registra o malfadado Twitter em que o Presidente (sic!) Bolsonaro posta mensagem e filme onde dois rapazes se cutucam, um deles introduzindo um dos dedos no ânus do colega, ou melhor, no Ranifrates do rapaz!
Pesquisei para encontrar a real definição da palavra, mas não encontrei… E a partir de hoje essa importantíssima parte do corpo de todos nós eu só chamarei de Ranifrates.
E, convenhamos, uma palavra de elite. Nobre, bela, sonora. E grande!
Considero Tião um gênio. “Cú” e “ânus”, palavrinhas do tamanho de nada, não poderiam mesmo dar valor real a órgão de tamanha importância nas nossas vidas.
Porque os nossos Ranifrates (sempre assim, com letra maiúscula na inicial) além da especial função estomacal – de fazer expelir as fezes que fabricamos dia e noite – são hoje importantíssimos elementos de prazer.
Mas, cientificamente chamados de CÚ ou de ÂNUS; no popular de FRESADO, RABO e REDONDO, sempre viveram arrodeados de preconceito.
Quem danado, mesmo os viciados nisso, aceita ouvir alguém mandar tomar NO CÚ, no RABO, no FRESADO… Mas, tomar no RANIFRATES é outra coisa. Nem suspeitas despertará!
Imagine-se aquela multidão lá do Sambódromo tivesse já conhecimento da genialidade de Tião Lucena!
O “capitão” que nos comanda, hoje estaria nas nuvens. “Meninos, o povo me mandou tomar no RANIFRATES. Vamos lá?”, eufórico logo convidaria os três atravessados filhotes para a farra sugerida.
E todos nós brasileiros e brasileiras estaríamos bem mais felizes, sim senhor.
Eu, por exemplo, jamais faria coro com os sambistas do Rio de Janeiro, mas agora graças a Tião Lucena também posso estufar os pulmões.
– “Bolsonaro, VAI TOMAR NO RANIFRATES!”
6 Comentários
Tião é peso! Todos os dias quando acordo o meu primeiro ato é acessar o blog. Porém estou chateado com meu ídolo, ele lançou seu livro de maneira que só a elite de Bananeiras-PB teve acesso. Traduzindo do hebraico o meu ídolo se vendeu ao famigerado capitalismo. Mas eu continuo sendo fã do inoxidável Tião, no momento oportuno terei acesso ao livro. Bastião, não troque o seu fã fiel por meia dúzia de pseudos senhores da elite.
Tião, o inoxidável “MAIVADO”, Zépinheirense de quatro costado, está empolgado com o teu Ranifrates. Será que o “baixinho” está a fim de Ranifratear contigo ?
Tem perigo não, Joca, já passamos por essa fase
Radio rates, é pra quem pode. Esse tião é foda.
Ranifrates, é pra quem pode. Esse tião é foda.
Apenas um reparo ao texto de Marcos Maivado:
Apesar de ser muito utilizado no assento, o vernáculo “cu” não leva acento. Mistérios da língua portuguesa…
E. doravante, também incorporarei o “ranifrates” ao meu dicionário escatológico!