Ivan Bezerra possuía uma Brasília que o levava às serestas das sextas em diante. Saía da redação do Correio para esses encontros boêmios com os amigos e com a música,depois de deixar nas páginas do jornal as análises precisas e incomparáveis sobre o futebol da Paraíba.Antes do jornal, brindava os ouvintes da sua amada Tabajara com os mais detalhados e incontestáveis comentários futebolísticos pelas ondas sonoras da Rádio Tabajara, sua primeira casa.
Foi assim que conheci Ivan, o Ivan da redação, irreverente, boêmio, apaixonado pelas coisas boas e, acima de tudo, um homem sem maldade.
Dele contava-se coisas engraçadas,eu mesmo contei várias. Uma delas se reporta a festa de Sapé, após animado jogo, na casa do prefeito. Os radialistas, convidados de honra, se dispuseram ao redor da piscina que ficava nos fundos da suntuosa residência e aproveitaram para beber até não poder mais e a tomar banho, para tirar o efeito da perigosa.
Ivan, de tanto beber e tomar banho, desmaiou. Chamaram o médico. O sisudo profissional abaixou-se ao lado do moribundo, arregaçou-lhe o olho e diagnosticou, sem a menor dúvida:
-Morreu.
Foi corrigido por João Camurça:
-Doutor, veja o outro olho, porque este que o senhor analisou é o de vidro.
Ivan Bezerra morreu no meio da tarde, aos 85 anos. Não aparentava a idade que tinha. Parecia o mesmo menino que conheci na redação do Correio.
Dele me despeço. Não irei ao seu enterro. A imagem de Ivan vale mais para mim viva e boêmia do que a imagem deitada, de dedos cruzados sobre o peito, tão comum aos que partem da vida.
3 Comentários
Grande Ivan que nos meus tempos de joven escutei muito seus comentarios.Deus o tenha a familia peço ao nosso senhor que conforte pois esse é o caminho de todos nós.
Ivan vai se encontrar com muitos amigos lá no céu, em especial Dr. Napoleão Martins pai de Lauro e
Nena que também Deus levou. Abraço ao meu amigo de longas datas Zito Bezerra irmão de Ivan. Que Deus conforte seu coração.
Aos poucos vão desaparecendo os grandes cronistas esportivos da Paraíba. Além de Ivan Bezerra e Ivan Tomaz, já partiram também, Fernando Heleno, Marciano Soares, Geraldo Cavalcanti, Ernane Hardman Norat, grande Plantão Esportivo, além de Lulinha que era repórter e Bernardo Filho. Grandes nomes que deixaram saudades. Que Deus os tenha.