Memórias

O lado engraçado de Marcus Odilon

24 de fevereiro de 2020

Marcus Odilon foi personagem do meu livro “O Lado Engraçado dos Políticos”. E é assim que prefiro lembrar dele, do seu lado engraçado, das suas tiradas inteligentes, as vezes sarcásticas e na maioria das vezes bem humoradas.

Vamos relembrar?

MARCUS ODILON

Polemico, diferente, brigão, intelectual, historiador, bom de prosa e de verso, Marcus Odilon notabilizou-se por conseguir ser prefeito de duas cidades diferentes em mandatos sucessivos e por se reeleger várias vezes prefeito de Santa Rita, uma das principais cidades do Estado. Disputou a Prefeitura de João Pessoa e só não ganhou porque deram um sumiço nos votos dele. Usineiro esquerdista, homem de genio forte e amigo dos amigos, é dele, segundo as fontes fidedignas, os causos contados a seguir:

Justificativa

Tentando justificar sua derrota para a Prefeitura de João Pessoa, em 1985, o ex-deputado Marcus Odilon explicava:

-Também, doutor, com os assessores que eu tinha, jamais poderia ganhar uma eleição. Senão vejamos: Doutor Valdir Belezinha enchendo o rabo de cachaça; doutor Araujo dando o cu; doutor Neno chupando chibiu; doutora Maria José fazendo sabão; doutor Vanderli e doutor Marcos Moura escrevendo a minha propaganda “Muda João Pessoa”nas paredes dos motéis; tinha um candidato a vice conhecido como “Gilvanzinho, o Terrível”, e, para fechar o firo, aparecia ainda o doutor Wilson Braga roubando os meus votos”.


O povo entende

Candidato a prefeito de Santa Rita em 1988, Marcus Odilon convocou uma tropa de choque da esquerda para auxiliá-lo. Sua bandeira de campanha era obscurecer a administração do seu antecessor, Severino Maroja, a quem chamava de “Biu Cambão”.
Durante um comício no Alto das Populares, Odilon pediu a Washington Rocha, do time esquerdista, que baixasse a lenha em Maroja.

Rocha, falando bonito e difícil, começou a catilinária:

-Esse prefeito Severino Maroja, meus amigos, não passa de um dilapidador dos cofres públicos”.

Foi interrompido por Marcus Odilon, que aconselhou:

-Doutor, assim não dá. Chame o homem de ladrão que o povo entende. Esse negócio de dilapidador só serve no PT”.


Cu gelado

O ex-deputado Marcus Odilon, então candidato a prefeito de João Pessoa, encontrou o artista Plástico Hermano José no Ponto de Cem Réis e, festivamente, pediu o seu voto:
-Hermaninho, meu amigo de infância, conto com o seu voto!

Hermano, se desculpando, respondeu:

-Sinto muito, Marcus, mas vou votar em Carneirinho.

Aí Marcus, esquecendo o companheirismo de longas datas, desabafou:

-Tá certo, cu gelado!


Nas capoeiras

Candidato a vice governador de Lúcia Braga, Odilon viajava com sua equipe para o sertão, quando, beirando a meia noite, mandou parar o carro no acostamento, desceu e ordenou:

-Dona fulana, vamos mijar!

Meia hora depois, os dois voltaram ajeitando as roupas, entraram no carro, recomeçaram a viagem e Marcus Odilon, esfregando as mãos todo satisfeito, confessou:

-Não existe coisa melhor do que trepar na capoeira!

Galeguim dos zóio azul

Quando disputou pela última vez a eleição para a Prefeitura de Santa Rita, Marcus Odilon foi agarrado por um eleitor embriagado, durante comício na praça principal da cidade, que, cuspindo no seu rosto, saudou-o carinhosamente:

-Meu Galeguim dos zóio azul!

Arreliado, Odilon mandou que tirassem o bêbado de cima do caminhão/palanque, mas o bêbado, depois de tomar outra, subiu DE NOVO no caminhão e, chegando por trás, agarrou o candidato gritando de novo:

-Meu galeguim dos zóio azul!

Novamente o assessor Elias Nascimento retirou o bêbado e Odilon, contrariado, decidiu ir embora. Entrou no carro, sentou-se no banco de passageiros e quando pensava estar livre, eis que o bêbado, que antes também entrara no veículo e se deitara no banco traseiro, levantou-se, segurou nas duas orelhas do candidato, balançou-as para cima e para baixo e disse, mais apaixonado do que nunca:

-Meu galeguim dos zóio azul!

Não agüentando mais, Marcus Odilon ergueu as mãos para os céus, implorando

-Meu Deus, tanta gente morre e eu não!

Você pode gostar também

2 Comentários

  • Reply lucianovieira. 25 de fevereiro de 2020 at 00:04

    Admirava bastante o Marcus Odilon justamente por essas frases inteligentes sempre sabia sair de situções dificeis,um homem altamente inteligente vai fazer falta.Deus o tenha.

    • Reply Aécio Diniz Almeida 25 de fevereiro de 2020 at 08:23

      Visitei Marcus Odilon várias vezes em sua mansão no Cabo Branco.Homem rico,porém simples,afável e simpático.Ao saber que eu era jornalista e professor,olhou para mim e disse:”Mestre:vou contar histórias que você ainda não sabe. E narrou vários casos da sua vida política. Era um homem extraordinário.Fiquei muito triste com o falecimento de Marcus Odilon.

    Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.