Destaques

O ministro cantor do Governo Lula

23 de agosto de 2023
Silvio Osias, que conheci garoto e, mesmo garoto, já um excelente crítico de cinema e de arte, descobriu que o ministro da Defesa, José Múcio, é também cantor e compositor.

Na sua coluna do Jornal da Paraíba, Osias traça um perfil desse homem que comanda as Forças Armadas e nas horas de ócio alimenta os nossos ócios.

Uma coluna que vou republicar, com o devido consentimento do autor:

O ministro da Defesa canta suas músicas enquanto há militares muito enrolados. Ouça aqui o álbum completo de José Múcio

Para governar esse Brasil cindido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisa ir de João Pedro Stédile a Arthur Lira. Pode ser normal, mas não é mole. Entre esses extremos, há um conciliador que frequenta o noticiário na condição de ministro e, agora, também como compositor e cantor do seu repertório autoral.

O ministro da Defesa, o pernambucano José Múcio Monteiro, é conhecido como um moderado político de direita que consegue, a um só tempo, ser amigo do presidente Lula e do ex-presidente Jair Bolsonaro. Por seu talento para a conciliação, pela habilidade com que se põe entre extremos e ainda por ser da confiança de Lula, foi que o presidente o escolheu para o Ministério da Defesa (Foto/Ricardo Stuckert).

No governo de Fernando Henrique Cardoso, os ministérios do Exército, da Marinha e da Aeronáutica foram extintos, e os ministros dessas pastas foram transformados em comandantes, subordinados ao Ministério da Defesa. Com um detalhe: o ministro deveria ser um civil. E foi sob FHC, Lula e Dilma Rousseff. Deixou de ser sob Michel Temer e Bolsonaro.

O retorno do Ministério da Defesa às mãos de um civil foi o primeiro obstáculo que Lula enfrentou na sua relação com as Forças Armadas. Mas o presidente foi firme e botou lá um civil. Os militares, de um modo geral, não gostam de Lula, e cabe a Múcio servir de ponte para que os dois lados se entendam. Ainda mais num momento em que há militares muito enrolados com os mal feitos do governo Bolsonaro.

Pois é nesse cenário que José Múcio tem seu álbum Para Quem Eu Gosto colocado nas plataformas digitais. Originalmente, o disco foi lançado em 2014, mas somente agora está disponível nos serviços de streaming. Li que é uma homenagem de Múcio à sua avó, que o presenteou com o primeiro violão e por quem foi incentivado a se dedicar à música.

O disco teve produção de Nando Cordel e arranjos de Tovinho, um experiente músico que atua no Recife. Múcio canta um repertório romântico de 10 canções de sua autoria. Claro que ele é um amador, e como tal deve ser ouvido. Mas, se me perguntam o que achei do álbum, direi que é razoável, que não macula o currículo de um cara que está longe de ser um profissional da música.

Segue, na íntegra, o álbum Pra Quem Eu Gosto, de José Múcio.

Você pode gostar também

2 Comentários

  • Reply Carlos 23 de agosto de 2023 at 11:38

    Que cantor de mierdha

  • Reply José 23 de agosto de 2023 at 15:17

    A introdução da primeira música remete a Roberto Carlos e a melodia ao clássico A Noite do Meu Bem, de Dolores Duran.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.