O belo casarão que enfeita a subida da igreja de Bananeiras recebeu o nome de “Casarão das Meninas” porque nele moravam quatro belas moças, filhas do Barão de Araruna, dispostas a casar com algum rapaz com dotes suficientes para atender as exigências do rigoroso pai. Os rapazes apareceram apenas para uma e as outras três restantes belas moças morreram no caritó.
Mas o casarão sobreviveu.
Tanto isso é verdade que hoje enfeita a paisagem de Bananeiras, sem mostrar, infelizmente, as infelizes moças, mas testemunhando a história dessa cidade pequenina e bela.
Vi o casarão de perto, por dentro e por fora, depois que o empresário norteriograndense Vicente Damasceno o comprou, recuperou e o transformou no mais novo restaurante da cidade. O “Casarão das Meninas” virou o “Divino Casarão”, ficou sem as meninas, mas manteve as características dos tempos das moças, o que o torna mais atraente ainda e, diga-se, misterioso.
Onde se esconderam as belas moças que ficaram no caritó?
Isso o leitor só saberá visitando o casarão, comendo os seus quitutes, ricamente preparados pelo maitre Veridiano, e conhecendo seus mistérios.
Fica a dica.
3 Comentários
Eu as conheci, eram altas , se vestiam bem. A gente as chamava de as Nicolau, que devia ser o sobrenome delas. Fiquei feliz por saber que hoje é um Restaurante. Hoje eu moro em Salvador Bahia, mas acompanho tudo que diz respeito a minha Bananeiras querida.
Nasci em Bananeiras PB, onde vivi até os 18 anos. Vim passear em Salvador BA, me apaixonei. Estudei, casei, tive um casal de filho. Hoje tenho 80 anos, sou viúva, mas graças a Deus, meu marido me deixou uma boa condição de vida.
Tem de outros casarões da cidade?