1berto de Almeida
O porquê do nome da aniversariante ser CAROLINA.
Eu conto.
Carolina é o título da canção do compositor Chico Buarque de Holanda classificada em terceiro lugar no II Festival Internacional da Canção Popular (FIC), em outubro do ano de 1967.
Em 1967, menino-jaguribe, nem sonhava – os meninos não sonham, vivem em sonhos bons – ser este MB de hoje e pai orgulhoso dessa filha que tem, e que HOJE aniversaria.
Chico fez Carolina para pagar uma dívida a Walter Clark, em nome da “poderosa” Rede Globo de televisão.
Nesse ano, Chico Buarque caminhando para ser o Chico de hoje, Walter o queria para abrilhantar mais ainda esse festival. Ah, fê-la durante um vôo.
A sua composição, porém, serei breve, perdeu para Margarida”, de Guttemberg Guarabyra e “Travessia”, de Milton Nascimento.
Recapitulando: a composição é de 1967, ano em que CAROLINA, essa amada filha, nem em sonho existia na cabeça deste MB e livre-pensador.
Essa composição, porém, começando a viver as músicas do Chico Buarque, assim como aconteceu com Eu e brisa do Johnny Alf, o verdadeiro “pai” bossa nova, me pegou de jeito, como diria a minha sempre lembrada mãe Chiquinha. Pensei: Carolina vai ainda viver muito em mim! Ainda terei uma filha, e a chamarei CAROLINA!
O tempo passou, como vocês sabem, não envelheceu, Chico melhorou muito como compositor, virou teatrólogo e romancista, mas a ” minha” Carolina ficou na cabeça: “Lá fora, amor, uma rosa nasceu…”
Isso mesmo!
Assim, em um dia como este, feliz, nascia essa filha, e o seu nome não poderia ser outro: CAROLINA!
Sei que o Chico não pensou nesta CAROLINA minha. A minha, apesar de ser bonita como a sua imaginada, não tem os olhos tristes e fundos. E também não guarda a dor de todo esse mundo.
A minha CAROLINA tem em comum mesmo com a dele, a do Chico, a poesia e a doçura, essas em especial, e existentes nos filhos que tem, meus netos, e a de permanecer na cabeça deste pai, como aquela CAROLINA inspiradora do menino- jaguaribe, hoje pai orgulhoso da CAROLINA que tem.
Parabéns, minha filha, és a CAROLINA inspiradora deste pai que muito te ama! Parabéns!
Sem Comentários