A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), lamenta a morte do jurista e professor Oswaldo Trigueiro do Vale, 87 anos, ocorrida nesta quarta-feira (21), em João Pessoa.
Oswaldo Trigueiro do Vale foi prefeito de João Pessoa entre os anos de 1983 a 1986 e um dos fundadores do Unipê, tendo sido o Coordenador do Curso de Direito por vários anos, sendo responsável por sua consolidação. Ele era membro da Academia Paraibana de Letras.
O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, lamentou a morte de Oswaldo Trigueiro e colocou a Ordem a disposição da família neste momento de dor. Harrison ressalta também que a morte do professor representa uma grande perda para a educação e mundo jurídico paraibano.
“Professor Oswaldo sempre foi uma das referências mais ativas do ensino jurídico da Paraíba, sendo marcante a sua condução a frente do Unipê, nas inúmeras atividades que teve na sua vida pública. Vai-se um homem de bem, que deixa um legado, deixa sua história, admiradores e amigos”, declarou.
Harrison Targino acrescenta que teve o prazer de conviver com Oswaldo Trigueiro, enquanto professor e ele como coordenador de curso, momento em que recebeu suas lições, conselhos e orientações. “Aprendi muito com o seu jeito manso e habilidoso de solucionar problemas”, declarou.
Biografia
Filho de Demétrio Bezerra do Vale e Anna Trigueiro do Vale. Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (1960), instituição onde lecionou por quase trinta anos, com Mestrado em Administração (1967) pela Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. Presidente do Instituto de Previdência do Estado da Paraíba (1961-1964) ao longo do governo Pedro Gondim, professor da Universidade Federal de Pernambuco, pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Fundação Getúlio Vargas.
Ingressou no PSB em 1956 e militou no partido até o Golpe Militar de 1964, quando voltou-se apenas ao meio acadêmico. Secretário de Administração (1979-1983) dos governadores Tarcísio Buriti e Clóvis Cavalcanti, filiou-se ao PDS e foi nomeado prefeito de João Pessoa (1983-1986) pelo governador Wilson Braga, sendo o último nessa condição até que houve eleições diretas para o cargo em 1985. Em 1986 foi eleito suplente de deputado federal exercendo o mandato em razão de uma licença do titular.
Sem Comentários