O ex-governador Ricardo Coutinho tem discutido e oferecido sugestões sobre os mais variados temas de interesse público, em lives que realizou nos últimos dias. Na mais recente delas, RC sugeriu que a Paraíba precisa, com a máxima urgência, criar um comitê de crise para produzir ideias a fim de combater a pandemia do coronavirus.
A expectativa do ex-governador Ricardo Coutinho sobre o coronavírus é de um quadro extremamente grave, sobretudo, se o Brasil, do poder central aos estados e municípios, não adotar medidas estratégicas e eficazes, capazes de conter a onda de propagação do Covid 19 que, de repente, parou o mundo. “A Paraíba precisa estar muito preparada para enfrentar o que vem por aí”.
Equipe boa
Com a experiência de ex-prefeito de João Pessoa e ex-governador da Paraíba, na sua última live, Ricardo Coutinho sugeriu que, sobretudo, no momento de extrema gravidade em que o mundo está sendo desafiado por um inimigo invisível, os governantes se façam cercados de gente que entenda mais do que eles em cada área de atuação.
No entender de Ricardo Coutinho, observando-se as medidas adotadas parece até “que as pessoas do governo não estão se dando conta da dimensão da pandemia que assola o planeta”.
Leitos
A certa altura da live, o presidente da Fundação João Mangabeira manifestou-se perplexo com a informação veiculada pelo Governo da Paraíba, segundo a qual, o Estado teria leitos suficientes para atender a demanda. Ele garante que apesar de haver ampliado de forma considerável o número de leitos ao longo de sua gestão, para o caos que se vislumbra mediante a pandemia, a Paraíba não tem, definitivamente, leitos suficientes.
Assembleia inova
Pela primeira vez em sua história, a Assembleia Legislativa da Paraíba realizou, nesta segunda-feira (23), a primeira sessão de forma remota, ou seja: pelo processo de vídeo-encontro. Impedidos de se reunir em Plenário por causa da pandemia do coronavírus que ameaça a humanidade, os deputados participaram da sessão, dos mais diversos lugares onde se encontravam, como residências e escritórios.
O encontro virtual foi possibilitado por uma ferramenta de alta tecnologia criada pela equipe de informática do Poder Legislativo. Esta sessão, pode ter sido a primeira do gênero realizada em Assembleias Legislativas no Brasil.
A reunião foi para discutir e aprovar o Decreto de Calamidade Pública, de autoria do Governo do Estado, para o combate ao coronavírus. Ao final, o presidente da Assembleia, Adriano Galdino, promoveu uma live anunciando a aprovação da matéria e comemorando o pioneirismo tecnológico da Casa de Epitácio Pessoa.
3 Comentários
No governo Ricardo, De 61 leitos de UTI, a rede Hopitalar Estadual passou a ter 271. Você imagine se estivéssemos esses últimos 8 anos sendo governados por coronéis inertes. Ainda assim o número de leitos é diminuto diante do que passaremos nos próximos dias.
Tião, prezado jornalista, antes dizer que sou leitor assíduo do seu blog. Leio-o diariamente.
Depois, dizer que o Brasil ainda não percebeu a gravidade do problema de saúde que assola o planeta.
Eu vivo na Europa e a situação aqui é de colapso completo no sistema de saúde de todos os países. O grau de contaminação desse vírus é altíssimo. Para cada infetado eles contabilizam dezenas de outros. E a mortandade é assustadora. Nas últimas vinte quatro horas, apenas na Espanha, faleceram quinhentas pessoas. Os hospitais, sem recursos suficientes, apelam para os que têm maior chance de vida. Portanto, o caos absoluto.
Aqui em Lisboa, onde vivo, tudo está parado. A cidade fechou completamente e é crime, com prisão, sair à rua sem uma justificativa plausível. O País está em quarentena absoluta.
Hoje, em entrevista, o Presidente Marcelo Rebelo, anunciou medidas mais severas para os que descumprirem o Estado de Emergência.
O Brasil ainda não se deu conta da gravidade do problema.
Ricardo está certo. A Paraíba precisa preparar-se urgentemente para uma situação de saúde pública com extrema complexidade. Não diz respeito a casos isolados que tenham acolhida suficiente nos leitos hospitalares da PB. A demanda é imensa e em grande velocidade.
É preciso ações musculadas dos Governos para uma tragédia que infelizmente já chegou. Espero que ainda dê tempo de minimizar os danos no nosso Estado.
Estamos assustados, amigo, todos recolhidos e muito assutados.
Um forte abraço
João Lobo
VAMOS AJUDAR OS MAIS NECESSITADOS
SUGESTÕES :
1. FORMAR UMA EQUIPE (REMOTA)
PARA CONFECÇÃO DE MÁSCARAS.
PODEM USAR COMO MATERIAL
QUALQUER TECIDO QUE TENHAM
EM CASA, COMO POR EXEMPLO
CAMISETAS USADAS, E EM VEZ DE
ELÁSTICOS, COLOCAR TIRAS PARA
AMARRAR.
DEPOIS DE PRONTAS, ENTREGUE-AS
NUMA ASSOCIAÇÃO DE
MORADORES
EU NÃO SEI DE NENHUMA INICIATIVA
SIMILAR POR PARTE DA PMJP.
2. COLETA DE ALIMENTOS NÃO
PERECÍVEIS PARA DISTRIBUIÇÃO
NAS COMUNIDADES CARENTES.
ATRAVES DAS ASSOCIAÇÕES DE
MORADORES.
CONTATE OS MORADORES DE SEU
CONDOMÍNIO , DE SUA RUA.
3. COLETA DE MATERIAIS DE
HIGIENE, ESPECIALMENTE SABÃO,
ÁLCOOL.
4. MONTE UMA REDE DE APOIO
AOS IDOSOS EM SUA RUA, NO
SEU BAIRRO, NA SUA
COMUNIDADE. AJUDEM OS I
IDOSOS NAQUILO QUE
REPRESENTA RISCO PARA ELES,
COMO FAZER COMPRAS, PASSEAR
COM O CACHORRO, ETC.
O CORONAVIRUS ESTÁ NOS ENSINANDO ALGO QUE MUITOS DE NÓS JA HAVIAMOS ESQUECIDO; SOMOS SERES HUMANOS.
E SE VOCÊ ACHAR QUE AS SUGESTÕES DADAS SAO UMA BOBAGEM, SAIBA QUE ISSO FARÁ TODA A DIFERENÇA NA VIDA DE QUEM PRECISA.
DÊ UMA OLHADA Á SUA VOLTA, NO CONFORTO DA SUA CASA, NA SUA DESPESA ABASTECIDA, NA SUA MESA SEMPRE COM COMIDA…. E LEMBRE QUE MILHÕES DE BRASILEIROS NÃO TÊM ISSO.
MAS ELES E VOCÊ TÊM ALGO EM COMUM: O DIREITO À VIDA !