O Fórum Nacional de Forró de Raiz já passou por diversas cidades do Brasil, a exemplo de Recife (PE), Fortaleza (CE), Natal (RN), Maceió (AL), Exu (PE), Brasília (DF), João Pessoa (PB), entre outras. Desta vez, a cidade de São Paulo recebe nos dias 24 a 26 de abril e, no Rio de Janeiro, com data para 26 a 28 de abril de 2018, com abertura no Teatro SESC Ginástico/Castelo às 9h no dia 26/04/2018.
O objetivo do Fórum é promover o reconhecimento do registro do forró como patrimônio imaterial cultural do Brasil. A produtora cultural e presidente da Associação Cultural Balaio Nordeste e principal articuladora do Fórum Nacional do Forró por todo o Brasil, Joana Alves, relata o crescimento deste movimento em prol do forró como patrimônio imaterial: “Estamos nesta luta deste reconhecimento há mais de 5 anos e o apoio das instituições e da população se faz necessário neste momento“ diz Joana.
O Fórum é uma ação cultural articulada por músicos, compositores, dançarinos, DJS e produtores culturais que se empenharam juntos ao Instituto do Patrimônio Artístico Cultural Nacional/IPHAN para que matrizes do forró pé-de-serra sejam reconhecidas como Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil. O Fórum será promovido pelo SESC/RJ, com total apoio do presidente da entidade Luis Gastão e sob a coordenação de Paulo Damasceno, gerente de Responsabilidade Social do SESC/RJ.
A Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste teve origem em uma oficina de acordeom, realizada pela Associação Cultural Balaio Nordeste e a FUNJOPE (Fundação Cultural de João Pessoa), em março de 2010. Com arranjos e produção musical do maestro Lucílio Souza, a Orquestra vem se firmando como um dos produtos culturais mais genuínos e expressivos da música nordestina, fazendo parte da programação do Fórum Nacional de Forró de Raiz, e com apresentação marcada para o dia 28 de abril na Feira de São Cristovão no Rio de janeiro.
A orquestra já se apresentou em vários estados brasileiros e, por dois anos consecutivos (2015/2016), na França, onde participou do maior festival de acordeom do país (“Le Printemps des Bretelles”), sendo que em 2016, a convite do Setor Cultural da Embaixada do Brasil na França, realizou também um concerto na noite de inauguração do Salão Internacional do Livro (“Livre Paris 2016”), apresentando-se ainda no Teatro Lúcio Costa, na Fundação “Maison du Brésil”, em Paris.
Em maio de 2017, a Orquestra foi contemplada pelo programa Ibermúsicas, viajando para o Peru, onde se apresentou no festival FESTIFOLCOR, em Arequipa.
Em junho de 2017, gravou no Teatro Santa Rosa, em João Pessoa, o DVD “Orquestra Sanfônica em Ritmos de Nordeste”, com a participação de artistas renomados como Irah Caldeira, Pinto do Acordeom, Cezzinha e Silvério Pessoa.
O repertório da Orquestra apresenta grandes mestres da música brasileira, como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Chico César, Sivuca, dentre outros, levando o público a cantar e dançar ao som de cirandas, coco de roda, baião, xote, e muito forró.
O editor e diretor do Jornal da Feira de Tradições Nordestinas do Campo de São Cristóvão/RJ, jornalista Gilberto Teixeira, que integra o coletivo do fórum e propõe a criação oficial do Comitê Gestor Pé-de-serra/RJ, divulgou a programação do Fórum Nacional do Forró de Raiz/edição Rio.
PROGRAMAÇÃO
Dia 26/04/2018,
9h abertura no Teatro SESC Ginástico/Castelo; audiência pública, com a Sra. Fátima Bezerra/Senadora, o Sr. Sérgio Sá Leitão/Ministro da Cultura e representantes do Iphan/RJ, SESC/RJ e a cantora Elba Ramalho.
14h debates e discussões sobre os aspectos conceituais das matrizes do forró pé-de-serra.
Dia 27/04/2018
9h no SESC Tijuca, debates e discussões em torno das leis de regularização e do fomento cultural/mídias e políticas públicas.
Dia 28/04/2018
9h debates e discussões sobre políticas públicas, territórios, comunidades e atividades do forró de raiz. Convidados: Kiko Horta, Daniel Gonzaga, Marcelo Caldo, Gilberto Teixeira, Felipe Trotta e Chico D’ângelo.
22h, além da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, um megashow na feira de São Cristóvão com grandes estrelas, entre elas, Gilberto Gil e Tânia Alves!
1 Comentário
Grande Tião de Deus!
Antes de tudo e primeiro que o segundo assunto que não entrarei agora, o meu (nosso) agradecimento pelo apoio desse blogue de milhões de acessos a luta para distribuir o que é nosso – o forró – para o resto do verde-amarelo! Ufa! A frase é longa, mas a arte é muito maior!
Pois bem! O eu plural (humbertodealmeida.com. br) agradece em nome desta malabarista de palavras!
Segundo assunto? Serei direto como um chute do infalível Bruce Lee em seus melhores dias.
Nenhuma dúvida que o nosso próximo governador será o meu ex-colega da saudados Escola Técnica Federal da Paraíba, o bom João Azevedo! Apostar? Não teria sentido. Não aposto com “perdedores”.
Jaguaribense como RC, nascido e criado nesse bairro que o tenho como uma república, essa independente de tudo isso, só me resta esperar que os parahybanos aproveitem e escolham aquele que poderá seguir com o “bonde e a esperança” de melhores dias.
No mais, estou indo embora. Para onde? Para outro rio (esse de janeiro) só um pouquinho distante desse – o meu de Jaguaribe – que corre em minhas veias!
Putabraço!