Conheci Doutor Miguel Levino durante uma viagem de magistrados a Princesa Isabel. O presidente do TJ à época, desembargador Joaquim Sérgio Madruga, me fez o convite para acompanha-los e lá fomos nós, ônibus lotado, à terra de Zé Pereira.
Já era amigo de doutor Joaquim e era aluno dos desembargadores Wilson Cunha, Arquimedes Souto Maior, Artur Virginio de Moura, Júlio Aurélio Coutinho e Martinho Lisboa.
Nessa viagem tornei-me mais aproximado de Miguel Levino, de Simeão Cananéia e de Josias Pereira, este último sertanejo de Teixeira, que recepcionou a comitiva no retorno de Princesa com generosas doses da melhor cachaça e tira-gosto de arribaçã.
Por incrível que pareça, o que me tornou mais aproximado a doutor Miguel foi a cachaça Rainha, da qual gostávamos e não fazíamos segredo. Ele e doutor Cananéia costumavam degustar o precioso maná de Bananeiras tirando o gosto com laranja. Abria-se a laranja em quatro pedaços e cada pedaço servia para amenizar o sabor da dose de Rainha.
Era um homem simples, firme nas suas convicções, mas sem estrelismos.
E se orgulhava da família que construiu com dona Olga, sua companheira de toda uma vida.
Hoje mais um menino de Doutor Miguel Levino e de Dona Olga toma posse como desembargador do Tribunal de Justiça. Wolfran da Cunha Ramos será empossado logo mais às 15 horas. Com ele são três os filhos de Miguel que entraram na magistratura pela porta da frente, através de concurso público, e alcançaram o mais alto posto de magistrado, o de desembargador, com todos os merecimentos. Primeiro foi Lincoln, depois veio Márcio Murilo e agora Walfran.
E eu imaginando como ele, se aqui estivesse, estaria ancho e orgulhoso ao ver seus meninos seguirem seus passos em tudo, na competência, na seriedade e na simplicidade.
Mas lá no céu decerto festejará ao lado de Cananéia, Wilson, Arquimedes, Josias, Joaquim Madruga e Artur Virginio, seus companheiros de toga e de bons momentos.São Pedro é generoso e deu permissão para que se importasse, direto de Bananeiras, algumas garrafas de Rainha para comemorar momento tão especial.
1 Comentário
APOIADO!