Sem categoria

Paciente de Teixeira é a primeira a utilizar os serviços de quimioterapia do Hospital do Bem

11 de setembro de 2018

A primeira sessão de quimioterapia do Hospital do Bem, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos, aconteceu na tarde desta terça-feira (11). A paciente Maria de Lourdes de Sousa, da cidade de Teixeira, descobriu um nódulo na mama há três anos, mas escondeu dos familiares e somente depois da biopsia, feita recentemente, e após uma consulta, no último dia 03 de agosto, foi fechado o diagnóstico de câncer de mama. O tratamento, que ia ser realizado em João Pessoa, foi redirecionado para o Hospital do Bem, em Patos. Com isso, além de dispor de um atendimento oncológico adequado de média e alta complexidade mais perto de casa, a agricultora aposentada de 69 anos não precisará se deslocar mais de 300 km para se tratar.

“Esse hospital aqui perto foi uma benção, pois a viagem para a capital era muito cansativa”, disse Dona Maria, que fez os primeiros exames e consultas em João Pessoa. Ao chegar nesta terça-feira pela manhã no Hospital, acompanhada da única filha, Jaqueline Nóbrega, ela mostrava otimismo e disse não temer o tratamento. “Só vim me preocupar com o tumor quando ele cresceu, porque não dói nada, não me incomoda, por isso não disse a ninguém. Estou disposta a enfrentar tudo porque comigo não tem nervoso de forma alguma”, afirmou ela.

A médica oncologista do Hospital, Nayarah Castro, que acolheu a paciente junto com a equipe multiprofissional da unidade, reforça a importância do diagnóstico precoce e do tratamento o mais cedo possível. “O sucesso terapêutico e a maior chance de cura estão diretamente relacionados ao diagnóstico precoce e ao início do tratamento”, destaca a médica. Para a Dona Maria, ela prescreveu um tratamento com 16 sessões de quimioterapia, sendo as primeiras quatro sessões da série vermelha e as outras 12 sessões da série branca. “Vamos iniciar com quatros sessões vermelhas, com intervalos de 21 dias de uma para outra, e quando acabarmos iniciaremos as sessões brancas que serão semanais”, explica a Dra. Nayarah.

Ainda segundo a médica, o tratamento iniciado nesta terça-feira tem o objetivo de reduzir ao máximo o tamanho do tumor para uma posterior cirurgia. Ela disse também que o protocolo de tratamento de quimioterapia adotado pelo Hospital do Bem é igual ao realizado em unidades de referência em nível nacional, a exemplo do Albert Einstein, de São Paulo. Ela reforçou ainda a importância do autoexame nas mamas, mas, sobretudo, a mamografia a partir dos 40 anos. “O autoexame é fundamental, mas ele não identifica tumores muito pequenos que são visíveis no exame mamográfico e confirmados, se for o caso, em ultrassonografia”, reforça a médica.

Serviços – O Hospital do Bem foi inaugurado no último dia 03 e começou a receber os primeiros paciente no dia 05. A unidade atende casos de câncer de próstata, mama, colo de útero e pele, ofertando serviços ambulatoriais, quimioterapia e cirurgia, além de diversos exames de ultrassonografia com Doppler; tomografia; endoscopia; eletrocardiograma; exames laboratoriais e Raio X. Os exames de ressonância magnética e cintilografia óssea, são terceirizados, mas custeados de forma partilhada pelas Secretarias de Saúde Municipal e Estadual de Saúde. O Hospital não funciona de ‘portas abertas’, ou seja, para ser atendido o paciente tem que ser encaminhado via Central de Regulação do Estado.

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

3