O encontro aconteceu na cidade de São Luís, na Assembleia Legislativa do Maranhão (ALMA), e contou com a presença dos nove presidentes das Assembleias dos estados nordestinos. Além de promover o debate a respeito de temas como o Pacto Federativo e a reforma da Previdência, o presidente, Adriano Galdino, propôs aumentar as prerrogativas das Assembleias Legislativas, ampliando assim o papel dos deputados estaduais na elaboração de propostas que trarão melhorias às vidas dos brasileiros.
“As Assembleias Estaduais precisam ser protagonistas do momento tão especial que vive o Brasil. E o parlamento estadual precisa está cada vez mais atuante, politicamente”, observou Galdino
A possível fusão do Banco do Nordeste com o BNDES também foi motivo de preocupação entre os parlamentares. Para o anfitrião do evento, o presidente da ALMA, deputado Othelino Neto, essa união não seria positiva para os nordestinos. “Achamos que a fusão do BNB com o BNDES será prejudicial ao Nordeste”, avaliou. Já o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Nelson Leal, cobrou união do parlamento nordestino em prol do desenvolvimento da região. “Precisamos nos unir para que, assim que terminar essa grave crise no Brasil, possamos caminhar a passos largos”, afirmou.
Com base nas propostas apresentadas, todos os presidentes presentes ao evento assinaram a Carta São Luís, contendo os encaminhamentos de interesse da região Nordeste e do Poder Legislativo a serem apresentados à bancada federal nordestina e ao Governo Federal. Esse foi o terceiro encontro de presidentes de Assembleias Legislativas do Nordeste. Bahia e Ceará foram os estados que sediaram os eventos anteriores.
Sem Comentários