Sem categoria

Planejamento: Presidente do TJPB assina ato que contém relação de feriados forenses municipais

14 de janeiro de 2021

Presidente Márcio Murilo

Foi publicada, no Diário da Justiça eletrônico (DJe) da última terça-feira (12), a relação dos feriados nos municípios que são sede de Comarca do Poder Judiciário estadual. O objetivo da publicação é informar às partes, advogados e demais pessoas interessadas os feriados destas localidades, que são considerados forenses por força de lei.

Em janeiro, foram registrados feriados municipais em três datas; em fevereiro, três; em março, seis; em abril, nove; em maio, nove; em junho, seis; em julho, sete; em agosto, cinco; em setembro, seis; em outubro, treze; em novembro, doze; e, em dezembro, onze feriados forenses em municípios sedes de comarcas.

Washington Rocha de Aquino

Segundo o diretor especial do Tribunal de Justiça da Paraíba, Washington Rocha de Aquino, o presidente do TJPB, ao editar o ato, observou, dentre outros itens, a necessidade de planejamento das partes e advogados no tocante aos prazos processuais. “Por exemplo, a parte quer apresentar um recurso em um município sede de comarca, mas naquele dia é feriado. Então, esse prazo não conta, embora seja necessário comprovar esse fato”, explicou.

Dessa forma, conforme o diretor especial, a publicação serve, também, para o jurisdicionado comprovar, em peças processuais, o cumprimento de prazo, devido à suspensão ou interrupção do expediente em determinada unidade. “Além do mais, a relação é importante para a própria questão do planejamento, então, já se sabe previamente que aquelas unidades terão feriados municipais e, consequentemente, plantão judicial. Ou seja, a publicação do ato se presta a esses esclarecimentos e organização interna, com informações necessárias aos jurisdicionados”, enfatizou.

Para ter acesso à lista de feriados municipais forenses, clique aqui.

Por Celina Modesto / Gecom-TJPB

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.