Destaques

Polícia encerra carnaval das Viúvas da Torre alegando que precisava “pastorar” as Virgens de Tambaú

14 de fevereiro de 2023

ULISSES BARBOSA
Bom dia pessoas! Recomeçando e reverberando a indignação dos foliões das Viúvas da Torre. O tradicional bloco da Torre, que representa a classe trabalhadora há mais de 20 anos foi bizarramente censurado e proibido de fazer seu carnaval.
O triste fato aconteceu no último domingo quando mais de 600 foliões e foliãs brincavam pacificamente, emprestando sua alegria, afetos e irreverência ao tradicional bloco. No palco  Escurinho, Totonho, Orquestra AZDD, DJ Ian Valentino, Vitória Ohara entre outros.
A guarnição da PM, por volta das 21hs resolveu, vou repetir, resolveu encerrar as festa carnavalesca sob a tosca alegação de que deveria compor a tropa de segurança das Virgens de Tambaú. E mais bizarro ainda, ameaçou prender artistas e foliões que se revoltaram com a postura dos agentes de segurança.
Todos nós sabemos do desinteresse da FUNJOPE e PMJP pela cultura popular e pelo blocos de bairros (tradicionais em sua maioria).
Todos nós sabemos que o prefeito “menos pior” tem um compromisso inarredável com os grandes blocos de negócios, o histórico dele é inegável. Todos nós sabemos que o bolsonazifascismo ainda está incrustado nas instituições (municipais e estaduais),  É a mesma PM que protegia golpistas do grupamento de engenharia.
Não quero crer que PM em sua maioria, que conheço, concorde com esses arroubos autoritários. E é importante dizer que a nota da FOLIA DE RUA e nada, em relação ao fato, é a mesma coisa. O silêncio do Estado é previsível, não vai melindrar aliados, né?
Conheço a história das prévias e seus blocos. Acompanhei e fiz várias reportagens e documentários sobre essa cultura genuinamente do povo, por isto escrevo sobre o assunto. Aqui segue meu desagravo e ao mesmo tempo solidariedade aos amigos e amigas foliões. Aos meus amigos artistas. E aos organizadores na figura do guerreiro Jairo Pessoa.
Nossa tradição são as prévias e o Carnaval tradição, fora disso, são só negócios.
Em tempo, nada contra os grandes tradicionais, como as Virgens, onde tenho amigos também, mas contra a postura do poder público de desrespeito aos pequenos blocos dos bairros.
Sigamos pessoas! A luta continua. As viúvas do bolsonazifascismo continuam entre nós.

Você pode gostar também

1 Comentário

  • Reply Arnaldo 15 de fevereiro de 2023 at 12:11

    E depois dessa demonstração de autoritarismo, não foram capazes de conter as inúmeras agressões que reinaram nas Virgens…

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.