1 – Hoje é dia de feira livre aqui na Capital e no interior. No brejo, a mais famosa é a de Solânea, onde os feirantes vendem o quarto de bode com os pés do bode juntos para que ninguém fique pensando que está comprando quarto de cachorro.
2 – Todos lembram da famosa buchada de bode de Oitizeiro. Os boêmios e os intelectuais saíam direto para lá, depois das bebedeiras na orla e no centro. Iam tomar a saideira e forrar as tripas com a famosa buchada, que ficava ali no entroncamento do sinal que dá acesso ao Bairro dos Novais de Milton Ferreira.
3 – Eu fui muitas vezes e muitas vezes elogiei a buchada. A bicha era gostosa, o tempero era sem igual, o cabra comia tudo e ainda aproveitava a linha para fazer fio dental.
4 – O imortal Eilzo Matos comandou muitas despesas por aquelas bandas. Levava a nós, jornalistas lisos e famintos, para matar a marvada sede e a famigerada fome no delicioso e acolhedor Bar da Buchada.
5 – Até que um dia, e sempre haverá um dia, se descobriu que o Bar da Buchada servia uma deliciosa buchada não de bode, mas de cachorro. A cachorrada da vizinhança começou a sumir, os donos dos cachorros começaram a desconfiar e no final ficou constatado que o dono do bar pagava a quem matasse os cachorros e levasse a buchada para ser servida aos incautos como a deliciosa e já famosa buchada de bode.
6 – Alegou-se na época que isso se deveu a demanda. A freguesia cresceu e a oferta não acompanhou o crescimento, de modo que sobrou para os pobres viras latas.
7 – Entretanto, já dizia finado Antonio Conrado, o que não mata engorda. E ninguém morreu por causa disso. Ao contrário, muita gente engordou e quem duvidar espie a barriga de Chico Pinto.
8 – Mas não pensem que Oitizeiro foi desprezado por causa disso. Ainda hoje os intelectuais vão pra feira comer cuscuz com bode e beber cachaça. Domingo último Aldo Lopes comandou animada mesa por aquelas bandas.
9 – Eu prefiro a Torre, mas os conterrâneos Tadeu Florêncio, Emmanuel Arruda e Luciano Arroz descobriram um local que é igual ou melhor. Trata-se daquela feira da Prefeitura localizada numa das extremas do Zé Américo, já na descida pra Mangabeira.
10 – Edmilson meu irmão, porém, prefere o restaurante de uma simpática senhora do Vale do Piancó no Mercado Público de Mangabeira. Já fui lá e gostei.
11 – E eu aproveito para mandar meus abraços sabadais para Gilberto Carneiro, Josinato Gomes, Otacilio Trajano, Bigu de Jacumã, Renato do Funcionários II, Duri Duri do Geisel, Marçal de Batista, Bidiça de Benedito Sabe Tudo, Stela Maris Mariano, Chico de Nadir, Maria de Tozinho, Zeneide Leandro e Wilma Lima.
12 – Essa, garante Chico Ferreira, aconteceu pras bandas de Sousa. O casal não conseguia ter filhos e foi a Doutor Cozinho se receitar para tentar resolver o problema. Feitos os exames, o do marido constou o resultado SSPM e o da mulher apenas N.
O marido, todo ancho, jogou a culpa na mulher. “O problema é seu. No meu exame está dizendo SÃO, SAUDÁVEL, PURO E MACHO e no seu diz NÃO.A enfermeira, que escutou o discurso do marido, correu a esclarecer:
– Não é assim, meu senhor. O da sua mulher diz “NORMAL” e o seu diz “SÓ SERVE PRA MIJAR”.
1 Comentário
O saudoso ENOK PELÁGIO, foi quem descobriu a venda de cachorro por bode. O bom mesmo era comer com cachaça os miolos da cabeça do “bode”, quando começava a mastigar começa aparecer uma espuma branca nos beiços, aí é que ficava bom. kkkk.