Destaques

Porque hoje é sábado

30 de março de 2024

1 – A chuva não dá tréguas em Bananeiras há dois dias. Chove sem parar. Choveu ontem o dia todo, varou a noite e chove agora de madrugada. Em João Pessoa a pancada do bombo é a mesma, é chuva e trovão com força. Parece até a repetição daquele fenômeno chuvoso ocorrido no sertão do Piancó anos atrás e que levou o meu cumpade Zé de Glória a exclamar para a esposa, depois de se debruçar sobre a janela para olhar o tempo:

– Eita Rosinha, é chuva geral. Vai de Catolé do Rocha aos Estados Unidos!

 

2 – Falei de Bananeiras e me lembrei que tem muita gente cobrando a instalação de uma mini-uti no hospital local para atender os casos de urgências coronarianas. Atualmente quem adoece do coração nas imediações da cidade tem que correr de ambulância para Guarabira.

 

3 – Será que tem Judas da Semana Santa hoje em Jaguaribe?Antigamente era tradição. O Judas e o seu testamento. Quem entrava no testamento passava o ano todo sendo apontado na rua. Quem sabe direitinho se o Judas de Jaguaribe está mantido é 1berto de Almeida, jaguaribense de nascença.

 

4 – Nos meus tempos de Princesa havia o Judas de Pedro Fogueteiro. Pedro pendurava um boneco recheado de confeitos e doces de variadas marcas num pau enorme. O boneco também tinha bombas por toda a extensão do seu corpo. Quando as bombas explodiam, o boneco se desmanchava e os doces se espalhavam pela Rua do Cancão, para alegria da meninada, que corria pra cima e enchia as mãos.

 

5 – O amigo Maurílio Batista me conta o causo de conhecido radialista que apregoava em Santa Rita seu prestígio com o então governador Ricardo Coutinho, ao ponto de dizer que o governador atendia ligações suas a qualquer hora do dia ou da noite. Mas eu não vou contar isso aqui para não dar ibope a quem não merece.

 

6 – Não entendo como ainda se fala em seca e emergência com essa chuvarada caindo. Até parece que o chão de certos lugares chupa a água da chuva e faz ela desaparecer.

 

7 – E os prefeitos, agora em final de mandatos, enchem as ruas de gente com suas festas mirabolantes e milionárias, contratando cantores a peso de ouro para tentar iludir os menos esclarecidos.

 

8 – Aos amigos do cuscuz da feira do Zé Américo, uma sugestão para o cardápio de hoje: bredo misturado ao cuscuz, com cobertura de graxa de rabada e uma porção de arroz do Piancó. Essa nem cachorro come, pois não vai sobrar nem o osso.

 

9 – O inmet acaba de transmitir novo alerta de chuvas torrenciais em mais de 80 municípios paraibanos. É um verdadeiro dilúvio. O incrível é que, com tanta chuva, o açude Jatobá II de Princesa não consegue sangrar.

 

10 – Chico Pinto se encontra em Sousa devorando ova de curimatã. Ele me prometeu dois quilos da ovada, mas eu só acredito que vou ganhar esse presente quando o receber.

 

11 – E agora lá se vão meus abraços sabadais para Coronel Uchoa, Marcos Pinto de Morais, Airton de Cabo Amaro, Italo Kumamoto, Juraci Bezerra, Ubirajara Formiga, Luiz Carlos de Souza, Josinaldo Malaquias, Edmilson e Miguel Lucena, Maguila de Bananeiras, Ricardo Ramalho, Ramon Moreira, Pedro Cirne, Carlos Chianca, Clilson Júnior, Martinho Lisboa, Zé Carlos de Iara, Luciano Bernardo, Fernandinho Milanez, Trocolli Júnior, Zeca Ricardo Porto e Werneck Barreto.

 

12 – O ministro Ernani Sátyro disputava um mandato de deputado federal e chegou a Teixeira para pedir votos no meio da feira.

Foi logo cercado por um bando de vaqueiros e ele, tentando ser popular, dirigiu-se a um deles perguntando:

– Amigo velho, para você, qual é a melhor coisa do mundo?

O vaqueiro olhou de banda meio desconfiado e respondeu ao ministro, com jeito confidencial:

– Tirante um cuzinho bem lavado, é arroz com ovo!

Você pode gostar também

1 Comentário

  • Reply Zé bedeu 30 de março de 2024 at 06:18

    Tião, a cidade realmente precisa de uma UTI. Imagine que a população triplicou, e o hospital local não tem condições de suprir.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.