1 – Além de bonita, Alana Galdino é advogada, conhece as leis e não fará feio quando estiver julgando processos no Tribunal de Contas. O fato de ser filha do deputado Adriano Galdino não a desmerece, a Assembleia a indicou, 30 deputados subscreveram o documento indicando-a para a vaga de conselheira, a indicação é privativa da Assembleia, outros deputados que queriam ser conselheiros desistiram e endossaram o nome da moça, então não se fala mais nisso, é prego batido, ponta virada e vida que segue.
2 – Adriano Galdino mostrou que tem força, que não tem tutor, que não deve satisfações a quem por ventura se julgava seu chefe, tem cacife político para se achar um igual aos chamados caciques políticos do Estado e, não se enganem, vai dar muito trabalho aos tradicionais coronéis da política nas zinleições do ano vindouro.
3 – Voltando ao TCE, acho a filha de Adriano mais preparada do que médicos, engenheiros e outros quitais que se tornaram conselheiros sem nunca terem participado de uma audiência de conciliação numa vara de primeira entrância. Ela queimou as pestanas durante cinco anos num banco da Faculdade de Direito, recebeu o diploma, fez teste para a OAB, passou, e olhem que só passa na OAB quem conhece, o teste é igual a um concurso para juiz, promotor ou procurador. Acrescente-se, ainda, que ela também é médica.
4 – Sem falar em Seu Damásio Franca que se tornou conselheiro por indicação de João Agripino e aprovação da Assembleia Legislativa sem ter concluído um curso superior. E honrou a toga, diga-se de passagem.
5 – Cássio Cunha Lima não será candidato nas eleições de 2026, o nome da família será Pedro Cunha Lima, seu filho, candidato a governador e disposto a repetir a performance que teve quando, praticamente sozinho, enfrentou a máquina governamental e fez um calo de sangue. E que calo!
6 – O STF manteve a prisão do Padre Egídio. A decisão foi da ministra Carmen Lúcia, que mesmo negando seguimento ao habeas corpus, informou que a defesa do padre pode recorrer da decisão através de agravo regimental.
7 – Esse negócio de importar carne de fora para combater a alta da carne produzida por aqui não é novidade. Já se importou para o Nordeste a carne do boi de Minas, eu era menino mas me lembro. Até recordei esse episódio num dos capítulos de Perdição, um dos meus livros:
“O boato chegou com força de verdade:
– Quem comer do boi de Minas vai criar peito e virar mulher.
A cidade ficou alvoroçada, os machões passaram a comer feijão puro e os enrustidos fizeram fila na porta do açougue de Vavá de Fofa para comprar a carne importada das Gerais.
Não estabelecia prazo de validade, atingiria a todos sem distinção e por tempo indeterminado. Bastava comer e começar a inchar as partes.
O jeito que teve foi aumentar o consumo de carne de bode e de porco e desprezar os bois, para desespero dos marchantes do lugar.
Seu Ananias deu a mulesta dos cachorros, dizendo que era tudo boato.
Veri, então, chamou os boateiros para a briga.
Fuloro Girome ameaçou comer no tiro quem falasse do assunto perto dele.
E Vavá de Fofa, quase falindo, mudou-se pra Paulo Afonso.
No final descobriu-se que era tudo invenção dos criadores de bodes, porcos e galinhas, com seus estoques encalhados e doidos para fazer a desova de suas carnes.
A cidade em festa voltou a comer carne.
Só Totinha, revoltado, virou vegetariano em sinal de protesto.
Ele já se antevia com os belos seios enfeitando colorida camisola de dormir, que vestiria nas suas núpcias com aquele rapaz charmoso que usava as fantasias de príncipe confeccionadas no seu ateliê para os desfiles de carnaval.
8 – Eilzo Matos sempre surpreendendo: aos 90 anos anuncia que está começando a escrever mais um romance. Já li os anteriores, o homem não fica atrás de Jorge Amado, Zé Lins do Rego e Virginius da Gama e Melo.
9 – Soube que o amigo Jackson Bandeira, atualmente residindo num hotel geriátrico – novo nome dado a asilo -, teve uma piora no seu estado de saúde. Nesse mesmo hotel se hospedava Carlos Aranha antes de morrer.
10 – Não sei se é verdade, só sei que onde há fumaça há fogo. E a tradição ensina que o ex sempre briga com o atual. Contava Ramalho Leite que o único governante que não brigou com o antecessor foi Tomé de Souza, por ter sido o primeiro.
11 – E agora lá se vão meus abraços sabadais para Edvaldo Virgulino, Domingos Sávio Maximiano Roberto, Zebedeu de Solânea, Alisson Filgueiras, Valdemir Azevedo, Edmilson Soares, Fernandos Milanezes, Valter Paiva, Gláucio Nóbrega, Carlos Candeia, Edmundo dos Santos Costa, Zé Estima, Sebastião Gerbase, Cícero Lima, Francisco Ferreira, Chico Pinto, Hildeberto Barbosa, Raniery Abrantes, Aldeone Abrantes, Johnsim Abrantes, Zé Alan Abrantes, Eduardo Abrantes e Chico de Tunina.
12 – Dois vereadores de conhecida cidade metropolitana discutiam no plenário da Câmara. Um analfabeto, outro mais letrado, o analfabeto, partindo para a ofensiva, atirou:
– Quero dizer que Vossa Excelência é um “descalcificado”.
O outro, assumindo um tom doutoral, zombou:
– Veja como Vossa Excelência é burro. O nome certo é desclassificado.
O vereador analfabeto respondeu na bucha:
– Não errei não. Vossa Excelência é “descalcificado” mesmo, pois é corno há bastante tempo e o chifre ainda não nasceu.
3 Comentários
Um indica seu próprio advogado particular para vaga no STF, para julgar ele mesmo se surgir algum processo.
Outro indica a filha para cargo de Conselheira do TCE.
Governadores de vários estados indicam suas esposas para Conselheiras do TCE de seus estados.
Realmente o Brasil não é para amadores.
E também como disse o General Francês, nunca foi nem será um país sério.
Tiao Lucena, fique sabendo que você mora no meu coração.
GRATO PELA LEMBRANÇA, CARO TIÃO. EM RELAÇÃO AO GALDINO NÃO SER TUTELADO, MAIS QUE NÃO SÊ-LO ELE SABE CONDUZIR BEM OS PIMPOLHOS QUE TUTELA. NÃO HÁ, AO MENOS APARENTEMENTE, OUTRA EXPLICAÇÃO.
NO TOCANTE À POLÍTICA ADMINISTRATIVA, O GOVERNADOR TEM ACUMULADOS APELIDOS AQUI EM NOSSA REGIÃO. O MAIS RECENTE ESTÁ FIDELIZADO PELA ATIVIDADE E AÇÃO NEFASTAS QUE TEM PATROCINADO COM O DINHEIRO DA POPULAÇÃO E CONTRA ELA. LÁ NA SANTA TEREZA, A ESTRADA QUE LIGA SOLÂNEA/SERRARIA, “VEM SENDO FEITA” DECORRIDOS QUASE TRÊS ANOS. SÃO, EM MÉDIA SEIS QUILÔMETROS, SENDO QUATRO EM TERRAS PLANAS E MACIÇAS. VALOR ORÇADO: 16 MILHÕES DE REAIS. ESTÁ NA PLACA DA PROPAGANDA MENTIROSA, PAGA, DE IGUAL MODO, PELOS ELEITORES E NÃO ELEITORES. AGORA, O JOÃO PROMESSA; JOÃO CISCADOR ETC, TEM NOVO APELIDO: JOÃO XEXEIRO. O PORQUÊ: EM SUA SÁBIA CARICATURAGEM DA LÍNGUA, EM RAZÃO DE JOÃO TER AUTORIZADO UM FORRO DE SEIXOS NA ESTRADA, O POVO FEZ A CORRUPTELA DA EXPRESSÃO E PASSOU A DENOMINÁ-LO DE JOÃO XEXEIRO. O FATO É QUE A COLOCAÇÃO DE TAIS PEDREGULHOS NA ESTRADA, CAUSA TRANSTORNOS À POPULAÇÃO, DESDE TRICOS EM PARA-BRISAS DE DEVEÍCULOS, DERRAPAGENS DE CARROS E MOTOS ATÉ ACIDENTES COMO JÁ OCORRIDOS.
ASSIM FICA O REGISTRO PARA A POSTERIDADE: JOÃO XEXEIRO, SIM SENHOR! A ESTRADA? A ESTRADA NÃO SAI DO CANTO. AINDA BEM, SE NÃO HÁ ASFALTO, PELO MENOS A VELHA ESTRADA, MESMO DANIFICADA PELOS MALEFÍCIOS IMPOSTOS PELA ADMINSTRAÇÃO DE JOÃO PROMESSA, LÁ PERMANECE E SERVE, TODOS OS DIAS PARA LEMBRAR QUE JOÃO XEXEIRO PERMANECE “ADMINISTRANDO”.