Destaques

Porque hoje é sábado

5 de abril de 2025

1 – A facção criminosa Comando Vermelho planejava matar juízes, promotores e delegados nos quatro cantos do país. A operação foi abortada pela polícia, prisões aconteceram, mas restou o medo e uma realidade atormentadora: o Brasil está praticamente dominado pelo crime e os chamados cidadãos de bem, amedrontados, se encontram a mercê de bandoleiros assassinos.

 

2 – Tá russo, como dizia finado João Tranguelo nas conversas de boca de noite no velho Cancão das minhas saudades. E olhem que ele achava isso num tempo em que bandido tinha medo de botar o nariz de fora porque sabia que lá adiante poderia dar de cara com um Tenente Miranda disposto a lhe dar uns corretivos.

 

3 – Sair de casa hoje em dia, principalmente à noite, é uma atividade de risco. Eu mesmo não saio. Até ao Bar de João deixei de ir. Principalmente depois que os “meninos” do São José fizeram um arrastão na Praça do Skate e levaram até o trancelim de Nenem.

 

4 – Pior foi o que se deu com meu amigo Chiquinho de Mariquinha. Caminhava por Cruz das Armas, nem muito tarde era, boquinha de noite, muita gente indo e vindo, de repente ouviu o grito: – Passa o redondo! Chiquinho começou a descer a calça e o bandido avisou: – É o relógio, seu fresco!

 

5 – Ontem eu fui ao centro da cidade, pouca gente na rua, o centro morreu e esqueceram de enterrar. Me deparei com um monte de ciganas. Elas se postavam na Duque de Caxias e ficavam chamando quem passava para ler mãos, prever futuros e tomar dinheiro.

 

6 – “Ganjão, venha cá que eu vou fechar seu corpo! – gritou uma delas para Risadinha, que caminhava na direção do Shoping Terceirão. Risadinha olhou-a com jeito de espanto e perguntou: – E eu vou cagar por onde?

 

7 – Ufa! A carreta transportando o catavento gigante chegou, finalmente, a Nova Palmeira. Agora vai descansar. Foram 400 quilômetros de estradas, 20 dias de viagem, um verdadeiro estrupiço.

 

8 – Quando Francisco Saldanha era vereador foi aprovada, pela Câmara Municipal, a concessão de um título de Cidadão Pessoense ao Tião Bonitão que vos fala. O autor da homenagem, no caso Saldanha, já morreu. E eu nunca fui convocado para receber o “deproma”. Tampouco cobrei. Já sou pessoense  por tempo de moradia. Faz 50 anos que estou por aqui, aqui casei, vieram os filhos, os netos e, quem sabe, os bisnetos também chegarão.

 

9 – Andam fazendo conjecturas políticas, você vai ser isso, você aquilo, daqui a quatro anos lhe cedo o cargo fulano de tal, mas ninguém consulta o povo sobre essas projeções. E se der errado?

 

10 – Gilvan Freire reapareceu, aleluia! A voz ainda está fraca, mas as análises sempre bem colocadas continuam atraindo atenções. Fico feliz, Gilvan é uma figura fantástica, quero bem a ele de coração.

 

11 – E agora lá se vão meus abraços sabadais para Edson Vidigal Vilho, Fernando Milanez Neto, Hilton Gouveia, Paulo Josafá, Alexandre Moca, Felipe Silvino, Lúcio Landim, Everaldo Maia, Irapuan Sobral, Zezinho do Botafogo, Fabiano Gomes, Leila Oliveira, Quinto de Santa Rita, Neno de Lero, Bigu de Jacumã, Marcos Maivado Marinho, Damião de Zé de Quinca, Marçal de Batista Lima, Chico de Nadir, João Cuscuz, Nigel Mansel de Chico Macaxeira e Pedro de Braz.

 

12 – Na campanha para mais um mandato, o vereador Chico de Sulina prometia aos eleitores:

 -Meus amigos, por causa da seca vocês hoje estão comendo numa “cuinha”. Mas se eu for eleito, garanto que vão comer num “cuião”.

Você pode gostar também

2 Comentários

  • Reply Augusto 5 de abril de 2025 at 07:29

    É Brasil do amor, fabricando pobres e levando o país aos tempos do Sarney, onde a inflação era gigantesca.

  • Reply Edmundo dos Santos Costa 5 de abril de 2025 at 08:10

    QUANDO O ESTADO, POR SEUS “ESTATUTÁRIOS” SE ALIA AO CRIME, INICIA SUA PRÓPRIA IMPLOSÃO. DESDE OS PEQUENOS DELITOS QUE FIRMAM ALICERCES PARA OUTROS MAIS CABELUDOS, O CRIME ATRAI O ESTADO E DEPOIS O LIQUIDA, CORROENDO-LHE AS ESTRANHAS PARA ASSUMIR SUAS FEIÇOES COMO SE FOSSE O PRÓPRIO. EXEMPLO: EM SOLÂNEA SE PERMITE, LARGAMENTE, A CONSTRUÇÃO DE CALÇADAS IRREGULARES QUE IMPEDEM A CAMINHADA NORMAL, MESMO PARA OS SÃOS. PARA O CADEIRANTE A PASSAGEM É PROIBIDA PELOS OBSTÁCULOS E PELA OMISSÃO DAS AUTORIDADES COMPETENTES A CADA CASO; A QUEIMA DE FOGOS EXPLOSIVOS NA VIAS PÚBLICAS QUE É PROIBIDA DESDE A VIGÊNCIA DO ANTIGO DECRETO QUE SE “CONVENCIONOU” APELIDAR DE “LEI DOS FOGOS”, ATÉ A RECENTE LEGISLAÇÃO ESTADUAL; OS VEÍCULOS AUTOMOTORES DE PROPAGANDA, CONDUZIDOS POR IGNORANTES E PATROCINADOS POR COMERCIANTES GANANCIOSOS, PROMOVEM EMISSÕES SONORAS VIOLENTÍSSIMAS E NINGUÉM FAZ NADA; O SÍTIO ALDEIA E ADJACÊNCIAS, ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, VEM SENDO, TODOS OS DIAS, DESTRUIDO PELA INICIATIVA PRIVADA, VIA SEUS CRIMINOSOS REPRESENTANTES, DEBAIXO DOS BIGODES COMPLACENTES DO ESTADO CORROMPIDO, QUE DEVERIA E NÃO E NÃO TOMA, INICITIVAS CONTRA AS PRÁTICAS ILÍCITAS, DIUTURNAMENTE EMPREENDIDAS. SÃO ESTES APENAS POUCOS EXEMPLOS DE COMO O ESTADO, PELA AÇÃO OU PELA INAÇÃO, TORNA-SE ALIADO DO CRIME, AOS POUCOS E CADA VEZ MAIS SE TORNANDO DESNECESSÁRIO POR NÃO ATENDER AOS INTERESSES GERAIS DA POPULAÇÃO E, “ORGANIZADAMENTE” PERMITIR QUE AS SEMENTES DO CRIME SEJAM IMPLEMENTADAS, NASCENDO, CRESCENDO, FLORESCENDO E FRUTIFICANDO EM FAVOR DOS ELEMENTOS VULGARES E NOCIVOS AO CORPO ESTATAL QUE, RAPIDAMENTE VAI ENTRANDO EM ESTADO DE PUTREFAÇÃO ORGÂNICA E SENDO TIDO COMO DE ESCAÇA IMPORTÂNCIA PARA TODOS OS CIDADÃOS FINANCIADORES DE SUA EXISTÊNCIA, INCLUSIVE PARA SEUS DETRATORES QUE, DE UMA FORMA OU DE OUTRA, SÃO OU SERÃO VÍTIMAS DAS PRÓPRIAS INICIATIVAS MALÉFICAS. QUANDO O ENTE ESTATAL PRETENDER DOMINAR AS RÉDEAS, RÉDEAS NÃO HAVERÃO MAIS.

  • Deixar uma resposta

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    4