Sem categoria

Porque hoje é sábado

15 de dezembro de 2018

1 – O carnaval de João Pessoa já foi bom. No tempo que o carnaval era bom, havia o corso percorrendo as ruas do centro histórico, havia o Astréa com seus bailes inesquecíveis que terminavam sempre com o nascimento do sol e com os foliões dançando frevo na rua, descendo pela ladeira de Tambiá até chegar a Lagoa ; havia o Cabo Branco com seu Vermelho e Branco e as moças lindas, enfeitadas e sedutoras, cantando marchinhas e distribuindo amor, e os desfiles dos blocos de rua atraiam multidões.

2 – Um dia criaram um bloquinho aqui, outro ali, criaram as prévias carnavalescas, elas foram caindo no gosto da população, os bloquinhos cresceram, viraram blocões, a ganância chegou junto, o dinheiro também, até que não houve mais carnaval no carnaval, só as prévias e um desfile de miseráveis exibindo fantasias empobrecidas na Duarte da Silveira.

3 – Agora a guerra. Pessoas brigam na justiça pela posse, pasmem, de um bloco carnavalesco. “É meu”, “eu vi primeiro”, gritam os ambiciosos proprietários, cada um querendo o seu quinhão do filão de ouro em que foram transformados os antigos e inocentes grupos festeiros que surgiram num passado recente nas ruas da Capital com o propósito, na época, de tornar o carnaval de João Pessoa algo capaz de atrair turistas.

4 – João de Deus ou João Tarado tem poder e certamente não ficará trancado numa cela com 12 ou 13 famintos coleguinhas, de onde fatalmente sairia não como João e sim como Joana.

5 – Sérgio Taurino caminhava pela orla na manhã de ontem, quando um infarto fulminante encerrou seus passos e o levou para o mundo desconhecido. O confrade João Camurça lamentou profundamente a morte do amigo.

6 – Chegou às minhas mãos a história de uma senhora, professora do Estado, que nunca esteve numa sala de aula e que se aposentou após seguidas e eternas licenças médicas concedidas, acreditem, pelo próprio marido da dita cuja. Só que a doença dela, segundo as bocas malditas, não a impedia de exercer atividades politiqueiras, sociais e adjacentes.

7 – A safadeza é grande e se espremer sai pus até pelos ouvidos.

8 – Grandes devedores do Estado agora estão sendo levados aos Cartórios de Protesto, graças a ação diligente da Procuradoria Geral do Estado, responsável pelo ajuizamento das ações de execução contra os inadimplentes. Agora, se não pagarem, ficarão sujos na praça.

9 – Segundo cálculo feitos pelo Procurador Felipe Silvino, só nessa primeira leva foram negativadas empresas que, juntas, devem meio bilhão de reais ao Estado da Paraíba.

10 – A Paraiba está entre os seis estados com contas em dia, com pagamento do funcionalismo efetuado dentro do mês e sem problema financeiro algum. Estados tidos como poderosos, como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul estão com o pires na mão, pedindo ajuda para sair do buraco. Ricardo Coutinho, governador tampa de cruxe, tirou a Paraíba do caos e por isso sai do Governo pela porta da frente.

11 – E agora lá se vão meus abraços sabadais para Ary Ramalho, Cândido Nóbrega, Carlos Magno, Eudo Nicolau, Eugenio Falcão, Geovani Santos, Jordam Bezerra, Nilvan Ferreira, Jéssica Quirino, Chiquinho Morais, Rafa do Gás, Roberto Tomé, Hemerson Dantas, Beto Neto, Antonio do Valle, Adilton Dias e Valmir Benício.

12 – Depois que a pastora/ministra narrou seu encontro com Jesus trepado numa goiabeira, o  poeta e crítico literário Zé Limeira Damares, profundamente inspirado, pariu para o mundo essa emocionante e emocionada rima:

Jesus nasceu em Belém

Perto de Piracicaba

Foi tentado trinta dias

Por um diabo e uma diaba

Comeu pirão de farinha

Com espinha de piaba

Depois para descansar

Subiu num pé de goiaba.

Você pode gostar também

10 Comentários

  • Reply Mário Gomes Filho 15 de dezembro de 2018 at 04:14

    Tião, passei ontem na frente do finado Astréa e faz pena. Do que antes era alegria, hoje parece um estacionamento. Só tem carros e as lembranças do tempo bom que não volta mais.

  • Reply cicero de lima e souza 15 de dezembro de 2018 at 06:27

    Lembrou bem, Tião, dos carnavais do Clube Astrea, onde eu, você, Zé Carlos, Fernando Walak, Pedro Moreira e tantos outros do Jornal O NORTE, tinham mesa cativa reservada pelo mestre Dr. Mororó, época de muitas saudade. Lembro-me bem, que num desses carnavais, época em que Damásio Franca era Prefeito e Marivaldo Toscano, Secretário de Turismo, fui escalado por Pedro Moreira, para juntamente com o fotográfico Vanivaldo e o velho ZÉ de Souza, coletar matérias só sobre o Carnaval, a exemplo dos ensaios dos pequenos blocos e clubes de bairros e do concorrido concurso de Rei e Rainha. Cleópatra,, uma das candidatas mais bonitas, liderava entre as concorrentes, o trono de Rainha, mas faltando 48 horas para encerramento das inscrições, surgiu uma candidata de preferência do então Secretário de Turismo, Mário Toscano, a qual tinha tudo para ganhar, o que deixou Cleópatra apavorada e me procurou alegando que a mesma era menor de 18 anos. Daí encerradas as inscrições, fiz uma entrevista com o então Juiz de Menores, Martinho Lisboa, a quem comuniquei o fato. Imediatamente ele mandou cancelar a inscrição da menor e Cleópatra ganhou a eleição.

  • Reply Aldo Ribeiro 15 de dezembro de 2018 at 06:47

    Tião, escrevi aqui, meses atrás, como esse formato ultrapassado do folia de rua perdeu a força. Acabaram com o carnaval no carnaval, como se um evento obrigatoriamente anulasse o outro. Vemos o renascimento do carnaval de rua em São Paulo, no próprio RJ, enquanto aqui simplesmente inexiste carnaval. Se as cabeças pensantes não reavaliarem tudo isso, em poucos anos estaremos fadados a mais completa inexistência de carnaval em nossa cidade. Muito triste isso.

    Abraço.

  • Reply Carlos da Silva 15 de dezembro de 2018 at 07:09

    Tião, esse Mário Gomes é aquele da cenoura?

    • Reply Sebastião 15 de dezembro de 2018 at 08:39

      Que nada! Esse é macho todo.

  • Reply Luis mota 15 de dezembro de 2018 at 08:05

    SOU FÃ NUMERO UM DE TIAO LUCENA!PORÉM,FIQUEI DECEPCIONADO COM ABRAÇO QUE VVOCÊ MANDOU PARA EUDO NICOLAU. BABÃO NOJENTO DE JOÃO HENRIQUE,EUDE.

    • Reply Sebastião 15 de dezembro de 2018 at 08:38

      Foi um abraço por trás, kkkkkkkkkk

  • Reply luiz 15 de dezembro de 2018 at 08:39

    Quem tava no pé de goiaba era joão de deus.

  • Reply Lumière 15 de dezembro de 2018 at 17:04

    Outro dia ví uma charge engraçadíssima: ao fundo o morro do Corcovado com o pedestal (vazio) do Cristo Redentor,
    abaixo a ladeira do Corcovado, e descendo a ladeira o próprio Cristo com a malinha na mão e resmungando: ”
    basta”!…. “pè de goiaba já é demais”.

    Pena que o autor não acrescentou um táxi com a “vidente” como motorista.

  • Reply Paulinho A 15 de dezembro de 2018 at 19:30

    O choro (da esquerda) é livre, não paga nada kkkkkkkkkkkkkk
    Um abraaaaaaaaço !

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.