O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Arnóbio Viana, criticou, em contato com o Portal MaisPB, nesta quarta-feira (15), a denúncia do Ministério Público da Paraíba (MP-PB) no âmbito da Operação Calvário. Na peça jurídica, os investigadores apontam um conluio entre a Corte e a organização criminosa chefiada pelo ex-governador Ricardo Coutinho (PSB).
“(…) o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), por parcela de seus conselheiros, tornou-se um dos principais instrumentos para encobrir as práticas criminosas e, em determinados momentos, potencializá -las, tendo papel central no “modelo de negócio” da empresa criminosa, que passou a deixar a intimidação como “força de reserva” para adotar a “infiltração” nos setores públicos.”, diz parte da denúncia.
Para Viana, os termos empregados pelo Ministério Público são impróprios e afirma: “Quem se porta contra uma instituição está acabando com os pilares da democracia”.
“Essa é uma afirmação imprópria. Uma instituição não comete crimes, quem comete crime são as pessoas. A pessoa que comete deve ser denunciada e punida. A instituição é sagrada. Na igreja católica se os padres cometem pecados, que respondam. Não a igreja católica. O TCE é uma instituição e deve ser respeitada. Quem se porta contra uma instituição está acabando com os pilares da democracia. As pessoas devem ser identificadas e responder”, disse.
Em dezembro, os conselheiros Arthur Cunha Lima e Nominando Diniz foram afastados dos cargos por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) por um período de 120 dias. Contra eles, foram autorizados mandados de busca e apreensão na sétima fase da Operação Calvário. Um terceiro conselheiro, André Carlo Torres, também é investigado.
1 Comentário
Meu bom Tião Lucena, gostaria muito que você prosseguisse com a divulgação da série “Os campeões da informação”, dando destaque agora ao Repórter JOSÉ MARIA FONTENELLI. O nosso FONTENELLI, hoje aos 80 anos, aposentado, entretanto, saudável, merece sua apresentação nesse conceituado blog, tendo em vista sua participação como repórter de pista em jogos de futebol quando trabalhava nas rádios Arapuan e Tabajara ao lado de Eudes Toscano, Ivan Tomás, Ivan Bezerra, entre outros.