Destaques

Presidente do TJPB é contra redução de pena para os enquadrados na Lei da Ficha Limpa

12 de fevereiro de 2025

 

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), afirmou na tarde desta quarta-feira (12), que, como cidadão, é totalmente contra a redução da pena de oito para dois anos para o envolvidos na Lei da ‘Ficha Limpa”.

O desembargador lembrou a Lei da “Ficha Limpa”, foi uma grande conquista da sociedade brasileira. “Defendo que a pena de 8 anos seja mantida”, disse o presidente do TJPB, durante entrevista ao Sistema Arapuan de Comunicação.

Sobre o assunto: Um projeto de lei complementar apresentado pelo deputado Bibo Nunes (PL-RS) pretende reduzir o tempo que um candidato precisa ficar sem disputar eleições, após ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa. É o chamado período de inelegibilidade.

Na prática, busca-se reduzir o tempo de inelegibilidade para 2 anos – possibilitando que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) dispute as eleições em 2026.

A proposta ‘rasga’ a Lei Complementar 135 (Lei da Ficha Limpa), aprovada em 2010, que impede que gestores condenados por improbidade administrativa em segundo grau, por exemplo, possam disputar eleições pelo lapso de 8 anos.

A redução do período de inelegibilidade, caso ocorra, libera para disputas eleitorais centenas de ex-gestores já condenados em todo o país por mau uso de dinheiro público.

Em 2024, somente na Paraíba, o TCE encaminhou ao Ministério Público Eleitoral uma lista com 376 nomes que tiveram contas reprovadas e foram enquadrados na Ficha Limpa. Além deles, outras dezenas certamente foram impedidos de disputar pleitos com condenações no Judiciário.

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

4