Política

Projeto de Gervásio obriga planos de saúde a cobrirem teste para Covid-19

22 de julho de 2020

O Projeto de Lei 3885/2020, de autoria do deputado federal Gervásio Maia (PSB), obriga as operadoras de planos de saúde a realizarem o teste sorológico para Covid-19. Os testes sorológicos, também conhecidos como testes rápidos, feitos a partir da coleta de sangue, detectam anticorpos – ou seja, se a pessoa já teve contato com o vírus.

Para Gervásio, a aprovação do PL é de fundamental importância, uma vez que a baixa capacidade de realizar testes é uma das principais fraquezas do Brasil para o enfrentamento do novo coronavírus. “O Brasil aponta uma enorme subnotificação devido à pouca testagem. A Organização Mundial de Saúde e todas as autoridades relacionadas ao tema, ressaltam a importância de testar a população para a elaboração de ações contra a Covid-19”, ressaltou o parlamentar.

*O Projeto*

O PL prevê a inclusão no rol de procedimentos obrigatórios dos planos de saúde o exame sorológico com a finalidade de identificar a presença de anticorpos IgA, IgC ou IgM no sangue dos usuários expostos ao novo coronavírus.

O Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de casos confirmados da doença respiratória provocada pelo novo coronavírus, com mais de 2 milhões de infecções, e também o segundo com mais mortes, com 81.597 óbitos registrados (até terça-feira). Apenas os Estados Unidos têm mais casos e mortes por Covid-19. O número de infecções pelo novo coronavírus no mundo superou a casa de 15 milhões.

Também assinam a coautoria do projeto, os socialistas Alessandro Molon, Vilson da Fetaemg, João Campos, Lídice da Mata, Cássio Andrade, Bira do Pindaré, Denis Bezerra, Camilo Capiberibe, Gonzaga Patriota, Júlio Delgado

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.