O Projeto de Lei 3885/2020, de autoria do deputado federal Gervásio Maia (PSB), obriga as operadoras de planos de saúde a realizarem o teste sorológico para Covid-19. Os testes sorológicos, também conhecidos como testes rápidos, feitos a partir da coleta de sangue, detectam anticorpos – ou seja, se a pessoa já teve contato com o vírus.
Para Gervásio, a aprovação do PL é de fundamental importância, uma vez que a baixa capacidade de realizar testes é uma das principais fraquezas do Brasil para o enfrentamento do novo coronavírus. “O Brasil aponta uma enorme subnotificação devido à pouca testagem. A Organização Mundial de Saúde e todas as autoridades relacionadas ao tema, ressaltam a importância de testar a população para a elaboração de ações contra a Covid-19”, ressaltou o parlamentar.
*O Projeto*
O PL prevê a inclusão no rol de procedimentos obrigatórios dos planos de saúde o exame sorológico com a finalidade de identificar a presença de anticorpos IgA, IgC ou IgM no sangue dos usuários expostos ao novo coronavírus.
O Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de casos confirmados da doença respiratória provocada pelo novo coronavírus, com mais de 2 milhões de infecções, e também o segundo com mais mortes, com 81.597 óbitos registrados (até terça-feira). Apenas os Estados Unidos têm mais casos e mortes por Covid-19. O número de infecções pelo novo coronavírus no mundo superou a casa de 15 milhões.
Também assinam a coautoria do projeto, os socialistas Alessandro Molon, Vilson da Fetaemg, João Campos, Lídice da Mata, Cássio Andrade, Bira do Pindaré, Denis Bezerra, Camilo Capiberibe, Gonzaga Patriota, Júlio Delgado
Sem Comentários