Destaques opinião

Que mentira, que lorota boa…

6 de janeiro de 2020

Uma funcionária do Tribunal de Contas, que quero crer ser auditora, Mirtzi Lima Barreto, desmoralizou por completo a delação da ex-secretária Livânia Farias. Pelo menos no quesito que diz respeito aos auditores supostamente subornados com a quantia de 50 mil reais, rateada pela esposa do conselheiro Arnóbio Viana, a delação foi desmentida com dados concretos.

Em artigo que publicamos a seguir, a autora lembra que na época em que teria se dado o fato denunciado Arnóbio não era o presidente do TCE e a quantia de 50 mil não chegaria nem perto dos honorários cobrados por advogados para fazerem sustentação oral no pleno do Tribunal.

Leia o artigo e veja com seus próprios olhos:

 A DELAÇÃO DE LIVÂNIA SOBRE OS AUDITORES DO TRIBUNAL DE CONTAS É SUI GENERIS…

 

Mirtzi Lima Ribeiro 

Em relação aos Auditores de Contas Públicas, o Relatório das Contas do Governo, é realizado por um grupo deles (cerca de 10 Auditores de Contas e dois ou três auxiliares de contas)…

Depois passa pela chefia de divisão e de departamento, também Auditores de Contas, depois pelo Diretor de Fiscalização que também é Auditor de Contas.

Juntando todo esse pessoal para “dividir” 50 mil…. E mais: não bate a conversa de Livania… Sem sentido. Entretanto, essa “declaração” dela DEVE SER APURADA COM PROFUNDIDADE para que a VERDADE VENHA a TONA.

A declarante em sua “delação” faz acusações a terceiros (que não trataram diretamente com ela, mas, por essa “MEDIADORA”), e que TERIAM sido “citados” GENERICAMENTE pela esposa do atual presidente (“MEDIADORA”).

Digno de nota é que, à época dessas contas do exercício de 2014, de Ricardo Coutinho, que eu saiba, o esposo dela nem era o Relator das Contas do Governo daquele exercício (2014), nem tampouco era o presidente do TCE PB.

O relator das Contas do Governo do Estado em 2014 foi Antônio Nominando Diniz Filho, de 2015 foi Fernando Rodrigues Catão.

Dr Arnobio foi presidente do TCE PB, no biênio 2006/2007 e desse atual biênio 2019/2020, tendo sido presidente apenas nessas duas ocasiões (o sistema é de rodízio entre os 07 conselheiros).

O fato em si dessa “delação” é estranho.

Outro ponto, é a incoerência do valor, em razão de que certos advogados cobram muito mais que isso para apresentar defesa….

Logo, comparando esse citado valor (50 mil), ao que um advogado geralmente cobra para fazer defesas de governadores, ele está aquém.

Além do quê, são muitos Auditores de Contas que organizam a análise dessas Contas (setorizado).

O órgão técnico ao qual pertencem os Autores de Contas, deve oferecer alguma NOTA PÚBLICA a respeito disso via SINDICATO da categoria.

Não há esse mal hábito no órgão técnico de instrução entre o corpo de Auditores de Contas Públicas.

Estou lá há 32 anos e nunca vi coisa assim.

 

Você pode gostar também

1 Comentário

  • Reply TF 6 de janeiro de 2020 at 19:36

    Oxe, vc não disse nada, Tião…E quem pode comprovar se esse dinheiro que a esposa do atual Presidente do Tribunal de Contas do Estado pediu a Livânia era pros Auditores mesmo?

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.