Os mais novos talvez não saibam, mas quem inventou antecipação de décimo terceiro na Paraíba foi um cidadão chamado Ricardo Coutinho.
Ele era prefeito de João Pessoa e lembro como a notícia causou impacto: “Prefeitura anuncia antecipação de metade do décimo terceiro salário dos servidores”.
Ricardo não apenas anunciou. Anunciou e pagou. Religiosamente. Durante seus dois mandatos na Prefeitura, os funcionários receberam 50 por cento do décimo em junho e 50 por cento do décimo em dezembro.
Depois que deixou a Prefeitura, Ricardo Coutinho levou a mesma prática para o governo do Estado.
E durante os oito anos do seu mandato, a pancada do bombo não mudou: metade do décimo em junho e a outra metade em dezembro.
Os funcionários se habituaram tanto com essa rotina que já estavam acostumados a comprar fiado no início do ano para pagar em junho com o décimo terceiro.
Ou então deixar para comprar os presentes dos meninos depois que recebessem o décimo.
Bem, este ano a rotina foi quebrada.
Só os aposentados e pensionistas tiveram direito ao tão sonhado décimo.
E ainda apareceu gente para botar a culpa no Covid.
3 Comentários
Ricardo pagava o 13° mensalmente, porque sempre acrescentava na folha mensal um percentual correspondente,isto era planejamento. Tenho receio que nos obriguem a fazer empréstimos pessoais para para pagar a nós mesmo como foi feito por um certo governador.Se o dr.João e sua equipe não cuidassem de desmanchar o prometo certamente isto não aconteceria.
Sim , o que tem haver décimo terceiro com corrupção.
RC fez muita coisa boa, pra tristeza e desespero dos contra.