opinião

Quem tem medo de Ricardo?

27 de setembro de 2020

 

Por: Aldo Ribeiro – Economista e progressista 

Em “A Revolução dos Bichos, obra de George Orwell, há uma frase definitiva e para posteridade: “todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais que os outros”.

Pois bem, aqui nessa terra que amo, vivemos esse fenômeno. Temos os animais da mediocridade da política paraibana, que com certeza são mais iguais que os outros. Reparem: há mais ou menos 18 meses escrevi aqui neste mesmo espaço, gentilmente cedido por Tião Lucena, um texto no qual me colocava como uma oposição medíocre para com o ex-governador Ricardo Coutinho. No texto, tento criar um diálogo fictício dos líderes da oposição, numa tentativa desesperada de inviabilizar politicamente o ex-governador. Quem tiver a oportunidade de ler novamente, repito, um texto escrito há dezoito meses, verá o quão medíocre é essa oposição. E notem: tudo aconteceu depois.

Ricardo teve sua vida devassada. Desde o arrombamento do seu escritório até a invasão policial sem mandado judicial, a uma propriedade da família, mais recentemente. Blogs e portais, medíocres diga-se de passagem, carrearam notícias falsas e requentadas, seja como uma suposta busca e apreensão de tempos atrás, ou estardalhaço de algum fato da operação calvário já noticiado lá atrás. Não se enganem: outros requentamentos e espetacularizações virão.

Vejam o caso do Sistema Correio. Colocou no seu programa do meio dia, um pseudo-jornalista, que acreditem, participa das lives de Ricardo Coutinho, pra atacá-lo. Ninguém me disse, eu vi. Olha quanta mediocridade, meus caros. Quanta pobreza espírito e desrespeito a profissão.

Nessa eleição, eles, os medíocres, tentarão jogar o jogo do denuncismo e bravatas-clichê, provavelmente copiadas do medíocre-mor: Jair Messias Bolsonaro. Percebam à que ponto chegamos. Candidatos da direita se estapeiam pra ter sua candidatura ligada ao presidente Bolsonaro. Percebem o tamanho da mediocridade?

E sabem por qual motivo eles querem que o jogo vá pelo caminho da mediocridade? Porque pelo caminho do debate propositivo, de realizações e sobretudo de gestão com respeito ao dinheiro do cidadão, eles perdem de lavada. A diferença dos números das gestões de Ricardo na prefeitura de João Pessoa, com qualquer outra gestão, seja antes ou depois, é vergonhosamente abissal. Ouso dizer, que como governador, Ricardo foi também o melhor prefeito de João Pessoa.

Ricardo mexeu com interesse de gente grande. Ricardo criou políticas públicas que deu voz e vez aos mais humildes. Empreender, Giramundo, Circuito das Praças. Calçou e asfaltou centenas de ruas de bairros historicamente esquecidos. Muito fácil e oportuno reformar as calçadas da Epitácio Pessoa, né?

Enfim, cabe a nós, procurar sempre o bom debate. O bom argumento, o que não é difícil, quando se fala das gestões do ex-governador. Aquela conversa de pé de ouvido. Eles sabem da força de Ricardo. Aquele vídeo do Secretário Executivo do Estado, constrangendo e ameaçando professores da rede estadual, mostra mais do que a prepotência do dito cujo. Mostra medo.

Abro um parêntese para coragem do ex-governador. Pouquíssimos políticos teriam a coragem de encarar um eleição nas circunstâncias em que ele está enfrentando.

A militância das redes e das ruas é quem vai fazer a diferença nessa eleição. Ah, e um segredo só nosso: sabem porque não sai pesquisa de intenção de voto? Porque estamos na frente.

Só os medíocres tem medo de Ricardo Coutinho. “São todos iguais, alguns mais iguais que os outros”.

Você pode gostar também

9 Comentários

  • Reply Adenilson 27 de setembro de 2020 at 06:39

    Mas não conseguirão parar a chegada da primavera. Essa será a maior Vitória de todas, mais uma vez nas adversidades sairá um gigante. Vamos derrotar toda essa classe política que nos enoja. Cada um de nós será uma porta de divulgação, aquela política do convencimento, não a da mentira e do dinheiro solto.

  • Reply Angela 27 de setembro de 2020 at 08:00

    Só uma palavra:
    ARREBENTOU!

  • Reply josenildo 27 de setembro de 2020 at 08:12

    Ricardo é vítima de seu sucesso administrativo, nunca antes alguém tinha feito tanto com no máximo os mesmos recursos que outros usaram pra beneficiar poucos.

  • Reply Rinaldo S Lima 27 de setembro de 2020 at 08:32

    É inegável a diferença do candidato RC para os demais, eu só sei que ele está na frente das pesquisas, pq estive casualmente com um assessor de Ruy Carneiro e ele conversando com seus aliados, disse: ” Apesar de tudo, ele tá na frente das pesquisas”, culpando o povo por isso e injuriado com os eleitores, como se RC fosse a pior coisa para João Pessoa, ouvindo isso, sobre as pesquisas, eu saí feliz dalí, já que quem tava falando, é um adversário direto do Mago. Segue o trabalho. O trabalho vai voltar!

  • Reply Airton Calado- Campina Grande 27 de setembro de 2020 at 10:26

    O melhor governador que a paraíba já teve

    • Reply Cavalcanti 27 de setembro de 2020 at 17:39

      Quem tem medo de Ricardo? Todos os adversários sem dúvida

  • Reply Francisco 27 de setembro de 2020 at 12:19

    Ricardo foi o melhor prefeito de João Pessoa e também o melhor governador da Paraíba ✌

  • Reply O visionário 27 de setembro de 2020 at 12:59

    Cadê as pesquisas?
    Dá-lhe o mago…. Rs
    Traidores não passarão..

    Obs.: Tião, posta novamente o artigo que Aldo mencionou…

  • Reply Viviane 27 de setembro de 2020 at 15:02

    Fantástico esse texto, vc disse td com uma clareza impressionante. Não podemos deixar voltar essa política dos coronéis sem nda pra o povo. Acabou a época q o povo tem q esperar o “bolo crescer “pra ter direito alguma coisa.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.