Conheci Gilberto Carneiro no tempo que se fazia a fila para apertar sua mão.
Era o Procurador Geral do Estado e ao seu lado perfilavam-se centenas de amigos.
Dava gosto ver aquele povo assediando Gilberto.
Certa vez estávamos num restaurante jantando e ele mal podia comer, com as ligações dos amigos perguntando onde se encontrava.
E imediatamente após os telefonemas, chegava a fila de gente se oferecendo para dividir com ele a mesa do jantar.
De logo informo que jamais forcei a barra para ser seu amigo.
Deixei as coisas acontecerem naturalmente.
E deve ser por isso que eu seja um dos poucos que não fugiu do seu convívio.
Daqueles amigos de antanho, nunca mais vi nenhum querendo almoçar ou jantar com Gilberto Carneiro.
Passaram a formar no time da condenação antecipada, dos amigos do cargo e das conveniências.
Gilberto de repente viu-se apedrejado e excluído. Seu nome ganhou manchetes, sua reputação foi jogada no esgoto.
Sem culpa formada, sem julgamento definitivo, invadiram sua privacidade, destelharam sua casa, jogaram tudo no ventilador e ainda convidaram a imprensa para dar manchetes.
Gilberto virou persona non grata até nos ambientes que antes frequentava sob aplausos.
Achando pouco, tiraram sua liberdade de ir e vir, prenderam-no em sua casa, condenaram-no ao degredo, sem sentença transitada em julgado, sem culpa formada.
Não quiseram saber do sofrimento da esposa, das duas filhas se pondo moças e do pai, que de tanto sofrer sucumbiu, morreu.
Hoje a ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça, devolveu a Gilberto a liberdade de ir e vir.
Ele vai poder sair de casa, andar pelas ruas, visitar os amigos que ainda restam, ou mesmo almoçar em algum restaurante sem temer uma inesperada busca e apreensão.
É o começo da volta por cima.
Ainda falta muita coisa acontecer para tudo voltar a ser como antes.
Mas sempre ficará no ar a pergunta:
Quem vai pagar pelo mal que fizeram a Gilberto Carneiro?
11 Comentários
Grande amigo, injustiçado, o tempo dirá.
Caro Jornalista acompanhou seu blog diariamente moro em Campina Grande e concordo plenamente com suas palavras em relação a Gilberto Carneiro, tive o prazer de ter convivido com Gilberto ainda terminando o seu curso, nós trabalhamos juntos é sempre foi uma pessoa muito esforçada, dedicada, prestativo e digo mais, um excelente amigo, bom filho é tenho certeza que é bom pai e bom marido, então não merecia ter sido tratado com foi, de forma antecipada foi acusado, julgado e condrnado isso não foi justos. É os falsos amigos infelizmente não temos como escapar, pois só diante dessa tormenta que passou é que pode saber quem são, mais não desanime meu amigo pois tudo passa e verdade aparece e você se erguerá pois, Deus não desamparados os seus. Estarei aqui sempre torcendo por você.
A Justiça de Deus nunca falha, que Deus o abençoe e o livre de todo mal.
Estive com o Gilberto pela última vez em Brasília, um grande homem e um gestor excepcional, só atiram pedras em árvores que dão frutos, as pessoas são rápidas em julgar e condenar, mas não sabem acolher, quando você está bem, estão a sua volta, mas quando precisa de um abraço não tem ninguém por perto. Receba o abraço do seu amigo Alex, que estará sempre em Brasília o esperando de braços abertos!!!
Dr. Gilberto é uma das pessoas mais incríveis que conheci. Espero que tudo isso passe logo. Forte Abraço, Dr. Gilberto. Você estará sempre em minhas orações!
Convivi com Dr. Gilberto no Governo pouco tempo, no início do governo RC, só posso afirmar que é uma pessoa prestativa, amiga e atenciosa, senti muito pela sua situação processual, mas ele é acima de tudo uma pessoa boa, de família e de muita capacidade, incluo-o nas minhas orações, pedindo a Deus que ele vença todos os obstáculos em sua vida.
Meu caro Tião, e o que aconteceu com aqueles que forçadamente foram obrigados a dedurar ou o fizeram porque queriam mesmo, será que estão dormindo tranquilos ,com o peso de judas na cabeça.
Bom dia! Bela exposição, querido escritor. Meu primo, Gilberto, homem de Deus, de família, honrado e querido por todas nós, sua família. Sempre estivemos e estaremos em oração por essa causa e Deus não falha, a justiça virá!
Sempre tivemos a certeza absoluta da inocência desse homem íntegro,honesto e de bom caráter.
Filho de 2 agricultores de Umburanas Bahia ,Barriguda do Eurico, Dona Anatalia e Sr Adolfo “in memoria”.
Sempre confiamos em Deus,sabíamos que mais cedo ou mais tarde A verdade vinha a tona.
Saiba Dr Gilberto ,torcemos muito para isso,para que tudo fosse esclarecido o mais breve. Você mora em nossos corações.
Li o seu relato Tião Lucena e em tempos pandêmicos o verbo ESPERANÇAR está sendo muito praticado.
Gilberto Carneiro é um primo querido, um homem de fé, nordestino e sertanejo bravo que dará a volta por cima.
A justiça começa a se realizar.
A justiça divina, dessa eu não tenho dúvidas que o caráter desse homem jamais será posto à prova!
Estamos juntos/as , Gilberto!
Caro Tião, concordo com vc..:
Gilberto Carneiro, é um sertanejo forte e seu caráter foi forjado na luta diária em favor dos mais fracos, da democracia e da equidade social. Ele é mais uma vítima dessa nefasta máquina de triturar reputações que se instalou no Brasil. Felizmente, o tempo de justiçamento parece está chegando ao fim no país, e alguns justiceiros já escutam o ranger dos dentes da Justiça…Força Gilberto…vamos pra cima deles!
Pascoal Gama