POR FLAVIO LÚCIO
Tendo por base os números do Monitor da Violência, pesquisa realizada pelo Instituto Sou da Paz mostra que, entre 2013 e 2018, durante o governo de Ricardo Coutinho, portanto, a Paraíba conseguiu um feito gigantesco em sua política de segurança: reduziu em mais de 21% os homicídios no nosso estado.
Esse feito impressionante não foi obra do acaso e, claro, foi construído nos primeiros quatro anos da gestão ricardista, quando a política de segurança públicaimplementada a partir de 2011, primeiro conseguiu estancar o crescimento explosivo da violência verificado durante o governo do tucano Cássio Cunha Lima e, ao já em 2013, voltar aos números de 2009.
Segundo matéria publicada hoje no jornal Valor Econômico, só dois estados brasileiros alcançaram uma “retração sustentada” e “ininterrupta” no número de homicídios ao longo do período pesquisado: a Paraíba e São Paulo, além do Distrito Federal.
A Paraiba, que em 2013 registrava 1.537 assassinatos, reduziu esse número para 1.210 homicídios, uma queda de327 em números absolutos. Isso representa uma queda superior a 21%!
Veja o quadro abaixo elaborado pelo Valor Econômico.
A pesquisa do Instituto Sou da Paz contesta que a redução do número de homicídios seja resultado das políticas do governo de Jair Bolsonaro, que completou um ano faz 10 dias.
A responsável pela pesquisa, Carolina Ricardo, defende que “para entendermos o que está por trás disso é preciso olhar os Estados; há uma variação muito grande entre eles(…) Já quando observamos um conjunto de localidades – Distrito Federal, Paraíba e São Paulo -, percebemos que a queda desses indicadores já vinha ocorrendo”, afirma.
Sem Comentários