Sem categoria

Reitor deselegante se nega a presenciar evento beneficiando UEPB, frustra comunidade acadêmica e revela ser adepto da nociva prática de dois discursos

23 de março de 2018

Marcos Maivado Marinho

O reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Rangel Júnior, em ato de extrema deselegância não compareceu ao Palácio da Redenção segunda feira passada para o lançamento, pelo governador Ricardo Coutinho, de editais que têm por objetivo apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, desenvolvidas por pesquisadores paraibanos, e também o edital para melhorias na infraestrutura da instituição, projetos que envolvem considerável planilha de recursos financeiros.

Na tentativa de justificar o seu ato desrespeitoso para com a comunidade acadêmica da UEPB, o professor divulgou áudio reeditando a antiga cantilena de que a universidade continua sendo desprestigiada pelo governador, a quem outra vez acusou de cortar recursos da instituição e evitar diálogos que possam sanar o suposto impasse.

Hoje, APALAVRA teve acesso a um documento assinado pelo reitor e que o desmascara literalmente revelando a sua vergonhosa prática de dois discursos – um, essencialmente politiqueiro e através do qual continua identificando Ricardo Coutinho como inimigo número um da universidade e a quem acusa de estar cortando-lhe as verbas legais, e outro ‘interna corporis’ com o qual continua dialogando com o governador e as instancias deliberativas do Governo onde celebra acordos para gerir a contento a UEPB.

No ofício ora publicado com exclusividade n’APALAVRA, assinado no final do ano passado, o mesmo REVOLTADO Rangel Junior do áudio onde outra vez de forma violenta se insurge contra o governador informa ao mandatário estadual que tudo está OK na instituição e solicita que o Governo repita em 2018 o mesmo orçamento de 2017.

Na solenidade onde Rangel optou por se ausentar ainda foi assinado, por meio do Acordo de Cooperação Técnica e Acadêmica, Concessão de Quotas de Bolsas de Mestrado e Doutorado aos Programas de Pós-graduação stricto sensu acadêmico, ações voltadas para a área de tecnologia que somam um investimento superior a R$ 30 milhões.

O calendário com as atividades de Ciência e Tecnologia & Inovação 2018 também foi lançado durante a solenidade.

O evento contou com a presença do vice-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Marcelo Morales, do presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação, Jorge Guimarães, do representante da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Alexandre Simões, além de secretários de Estado, autoridades e pesquisadores.

Outro edital que foi lançado tem como objetivo convidar pesquisadores vinculados à UEPB, líderes de grupos consolidados, a apresentarem propostas para apoio à execução de projetos de pesquisas, no âmbito dos Centros Estaduais de Infraestrutura Científica e Tecnológica de Caráter Multiusuário-CEICTM. O principal objetivo é o de fomentar e fortalecer os Centros já estabelecidos de infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica, de caráter multiusuário na UEPB em áreas prioritárias para desenvolvimento do Estado da Paraíba, e induzir a organização de novos centros.

Por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), que é vinculada a Seirhmact, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, através do Acordo de Cooperação Técnica e Acadêmica, foi lançado edital para Concessão de Quotas de Bolsas de Mestrado e Doutorado a Programas de Pós-graduação stricto sensu acadêmico vinculados às Instituições de Ensino Superior – IES e Instituições de Pesquisa, com personalidade jurídica de direito público ou privado, sediadas no estado da Paraíba.

Ainda através da Fapesq, foi lançado edital que convida pesquisadores, bolsistas de Produtividade, Categoria I, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), líderes de grupos consolidados, a apresentarem propostas para apoio à execução de projetos de pesquisas, no âmbito do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência – PRONEX, criado por meio do Decreto no. 1857 de 10/04/1996

TERMOS DE COOPERAÇÃO

Ainda na solenidade, foi assinado Termo de Cooperação com a Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) com objetivo de estabelecer as condições para selecionar e apoiar atividade de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I), em fase pré-competitiva, em  cooperação, com empresas do setor industrial e Unidades Embrapii localizadas no Estado da Paraíba.

Também foi assinado Termo de Cooperação com o CNPQ dentro do edital INCT CNPQ/MCTIC/CAPES/FINEP/FAPESQ 2014 que visa à implantação de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia. A Paraíba teve uma proposta da rede RENOFITO de fitoterápicos. Participam pesquisadores de todo o Brasil e exterior das áreas de Farmácia, Química, Engenharia Química e Materiais.

Outro Termo de Cooperação assinado foi o FAPESQ/RNP instalação do programa de vídeo monitoramento das 145 câmeras na cidade de Campina Grande. A ideia é interligar o sistema de câmera à rede já existente para garantir banda para implantação das câmeras.

Todos os editais e os termos de cooperação estão disponíveis para consulta através do endereço eletrônico www.fapesq.rpp.br.

Você pode gostar também

3 Comentários

  • Reply Mercia de Fatima 23 de março de 2018 at 21:56

    Politicagem barata, coloca predileção pessoal acima dos interesses daqueles para os quais a universidade existe

  • Reply Candieiro 24 de março de 2018 at 07:07

    NÃO FOI APENAS UM ATO DESELEGANTE, FOI UMA DEMONSTRAÇÃO DE QUE NÃO ESTAR PREPARADO PARA O CARGO
    E QUE, AO QUE PARECE, COLOCA EM PRIMEIRO LUGAR A SUA OPÇÃO PARTIDÁRIA E NÃO O COMPROMISSO ASSUMIDO
    COMO GESTOR PÚBLICO. UM ABSURDO!!!!!! QUE OS ORGÃOS COLEGIADOS DA INSTITUIÇÃO SE PRONUNCIEM!

  • Reply Roberto Santos 24 de março de 2018 at 14:16

    O Governador não fala com o Reitor, não o recebe, não cumpre a lei, não cumpre o que promete e quer que o Reitor vá aplaudir seus atos .
    Ele claramente tem desrespeitado a UEPB.

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.