O governador Ricardo Coutinho recebeu, nesta quinta-feira (17), no Palácio da Redenção, a visita do embaixador de Cuba, Rolando Gomez González, e sua comitiva. Durante o encontro, eles debateram sobre cooperações na área da saúde, programa Mais Médicos, crescimento do turismo e ainda dialogaram a respeito de intercâmbios comerciais. O embaixador também veio à Paraíba para proferir uma palestra sobre o Reflexo da Revolução Cubana na Juventude Latino-americana.
Também estiveram presentes a consulesa de Cuba, Laura Ivet Pujol, e outros representantes cubanos, além do presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços da Paraíba (Fecomércio), Marconi Medeiros, a secretária da Saúde, Cláudia Veras, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Zenildo Rodrigues, o secretário executivo de Planejamento, Fábio Maia, a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, e outros auxiliares do Governo.
Na oportunidade, Ricardo Coutinho presenteou o embaixador Rolando González com lembranças que remetem à Paraíba e também recebeu lembranças cubanas. Ele comentou que as relações entre o Estado e Cuba podem ser estreitadas, gerando benefícios para ambas as partes. “Penso que podemos criar uma espécie de Câmara para facilitar o intercâmbio comercial. Cuba também tem expertise avançada na área da saúde, o que pode ser um campo interessante para um trabalho em conjunto, como já vem acontecendo a exemplo do Mais Médicos”, observou o governador.
O embaixador de Cuba, Rolando González, explicou que o objetivo da visita ao Estado é fortalecer as relações entre Cuba e a Paraíba, promovendo um intercâmbio de conhecimentos, experiências comerciais e na área de saúde, além de deixar as portas abertas para investimentos futuros.
No campo da saúde, além do programa Mais Médicos, a secretária de Saúde, Cláudia Veras, explicou que Cuba tem várias possibilidades de ofertar tecnologia para que a Paraíba possa comprar medicamentos desenvolvidos por eles, além de haver a possibilidade de intercâmbio em cursos. “As oportunidades são vastas para que haja uma parceria mais ampla entre a Paraíba e Cuba. Hoje temos aqui no Estado 134 médicos de Cuba, atendendo a população de 76 municípios”, afirmou.
3 Comentários
A área da cultura também precisa ser beneficiada com futuros convênios. O cinema paraibano receberia um incremento
e tanto, pois Cuba tem uma excelente escola de cinema.
Pronto. Agora os coxinhas sem caráter (pleonasmo) irão dizer que o governador é comunista. kkkkkkk A falta de discurso e o cinismo é impressionante.
Queria conhecer um turista cubano kkkkk ohh Paraíba boa essa