O governador Ricardo Coutinho inaugura, nesta quarta-feira (4), o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, referência em cardiologia e neurocirurgia. A solenidade está prevista para as 17h e constará de corte da fita, descerramento de placas e da estátua de Dom José Maria Pires e benção das instalações pelo arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson. A Banda da Polícia Militar recepcionará os participantes e a Orquestra do Programa de Inclusão através da Música e das Artes (Prima) encerrará a solenidade. Pela manhã, às 10h, o chefe do Executivo estadual concederá entrevista coletiva e apresentará à imprensa as dependências da nova unidade de saúde.
O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, maior equipamento hospitalar público do Nordeste em sua especialização, representa um investimento de mais de R$ 150 milhões, sendo 85% de recursos próprios do Governo do Estado. O atendimento na unidade será referenciado (encaminhado pelos municípios) beneficiando a população dos 223 municípios da Paraíba.
Estrutura – O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires contará com 226 leitos, sendo 60 de UTI (adulto e pediátrico), além de serviço de diagnóstico por imagem, ambulatório, UTI e UTI Coronariana e Centro Cirúrgico. O Hospital possui heliponto com 40 metros quadrados e capacidade para receber todos os modelos de helicópteros comerciais.
O Hospital vai iniciar o atendimento à população com 135 leitos, sendo 26 leitos de observação, 61 de internação, 40 de UTI, oito leitos de recuperação pós-anestésico e um centro cirúrgico com cinco salas destinadas à cardiologia e neurologia.
Serviços – Os serviços imediatamente disponíveis na unidade serão: diagnóstico por imagem, funcionando 24 horas; duas salas de radiologia convencional; duas salas de angiografia; duas salas de tomografia; uma sala de ressonância magnética; uma sala de ultrassom com Doppler e Ecodoppler Arterial; dois eletrocardiógrafos; dois ecocardiógrafos; uma sala de ergometria, eletroencefalograma e eletroneuromiografia; seis consultórios para ambulatórios em cardiologia e neurologia (pediátrica e adulto) internação; Unidade de Terapia Intensiva e Coronariana – 40 leitos, sendo 10 deles para pediatria e cinco Salas de Cirurgia.
Fonte: Secom-PB
Sem Comentários