Destaques

Ricardo Ganha mais uma no Supremo e terá direito a ler os depoimentos dos que fizeram delação premiada

19 de fevereiro de 2020

O Supremo Tribunal Federal acaba de decidir que o ex-governador Ricardo Coutinho terá acesso a todos os depoimentos e delações que mencionarem seu nome no processo oriundo da Operação Calvário.

A decisão é do ministro Gilmar Mendes, em julgamento de reclamação apresentada ao Supremo pelos advogados de Ricardo Coutinho contra o Tribunal de Justiça da Paraíba, que lhe negava acesso aos depoimentos dos delatores da Calvário.

Gilmar diz o seguinte, na sua decisão:

(…) Nos termos expostos anteriormente, conforme a jurisprudência desta Corte, a defesa deve ter acesso aos termos de colaboração premiada com declarações de colaboradores que o mencionem e o incriminem, salvo se o Juízo, motivadamente e de modo específico, apontar que há diligência investigativa em curso, que possa ser prejudicada. Isso, contudo, não se estende automaticamente e sem maiores cautelas, aos acordos de colaboração premiada e aos demais termos que possam ser a eles anexos. Portanto , neste caso concreto, o Tribunal deve dar acesso à defesa não somente aos termos utilizados diretamente na ação cautelar mencionada, mas a todos os termos de colaboração premiada com declarações de colaboradores que mencionem e incriminem o corréu delatado, salvo se o juízo, motivadamente e de modo específico, apontar que há diligência investigativa em curso que possa ser prejudicada. Diante do exposto, dou provimento parcial à reclamação, de modo a assegurar, nos termos da Súmula Vinculante 14, o acesso a termos de delarações prestadas por colaboradores que incriminem o reclamante, já documentadas e que não se refiram à diligência em andamento que possa ser prejudicada, nos termos da Súmula Vinculante 14 do STF.”

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2