Gildo Araújo
O Estado já começa a se despedir de um grande gestor. Ricardo Vieira Coutinho entra para a história como o maior benfeitor que a Paraíba já viu. O homem versátil, que tirou a Paraíba do atraso e das mãos oligarcas, deixa para todos nós a lição de que é possível fazer muito com pouco.
Se formos analisar bem, administrar um Estado como São Paulo com o maior PIB do Brasil é muito mais fácil do que pegar um Estado como a Paraíba frente aos seus diversos problemas naturais e financeiros, problemas estes que vão desde a falta de água até a corrupção histórica que reinava neste Estado. Que tarefa, Senhor Governador!
Quebrar paradigmas culturais, em que todo governante teria que se ajoelhar aos vícios de políticos por interesses escusos individualistas, foi ardoroso. Ricardo foi audacioso, enfrentou as “feras” de frente, não se deixou levar pelas ambições administrativas pessoais, pelo contrário, como um bom paraibano, o mago foi “cabra macho”, e com sua coragem tirou-nos de uma situação vexatória que nos envergonhava, para um momento de orgulho. A Paraíba foi um dos únicos Estados da federação a ter amenizados os efeitos da crise nacional brasileira; reflexo de uma boa gestão e planejamento.
Ricardo deixa o Estado num momento em que todos queriam que ele continuasse, pois seu legado é o de deixar os paraibanos felizes com sua administração.
Tanto os sertanejos, quanto os brejeiros e os caririzeiros viram as estradas chegarem em suas terras e puderam se sentir mais perto um dos outros, algo que parecia impossível antes do governo de Ricardo Coutinho. Essa mesma gente viu chegar a água que antes só vinha no sofrimento, ou quiçá até mesmo só nas lágrimas do choro, pois eram escassas.
A nossa educação começou a tomar um rumo diferenciado a partir das construções de escolas de ensino fundamental, médio e técnicas espalhadas por toda a Paraíba. Ricardo também investiu pesado no esporte, onde vemos o estádio “Almeidão” totalmente modificado; e mais, agora, o estádio “amigão” recebendo um gramado padrão FIFA, além de ter colocado até elevador para as cabines de rádio e televisão. Foi o Governador Ricardo Coutinho que implantou o Programa Gira Mundo, integrando os alunos de escolas públicas com os melhores países do mundo, além do Projeto PRIMA, que tem como objetivo valorizar as crianças mais humildes.
No dia 31 de dezembro, a Paraíba se despedirá do homem que transformou o Estado numa locomotiva, um Estado que tem gerado emprego e renda, apesar da crise econômica que o País tem enfrentado nesses últimos anos. Esse não só foi um governo que pagar em dia era sua maior meta, esse também foi o governo que integrou a Paraíba ao mundo.
Hoje, a Paraíba é um Estado pujante. Valeu, Ricardo! Ao final, faço minhas as palavras do areiense José Américo de Almeida de que “ninguém se perde na volta”. Até breve, Governador.
6 Comentários
Esse sim sabe administrar e usar o dinheiro público em benefícios para o povo Paraibano, tenho o maior orgulho de ter tido Ricardo Coutinho como governador de nosso estado, obrigado Ricardo vai com Deus e volte com ele !
Vai deixar muita saudade, tem momentos que nos sentimos órfãos, ainda bem que o povo paraibano entendeu e apesar dos pesares elegeu alguém de sua confiança. Sai fortalecido pelo reconhecimento de um trabalho extraordinário. A midia paraibana fica devendo a esse grande adminustrador e a Paraiba, por em todo momento procurar qualquer coisa que não estivesse bem pra criticar, faltou a ela a fidelidade ao povo e mostrar a Paraiba antes e depois de RC, mostrar o trabalho e ações e os premios que nossa Paraiba ganhou em função do trabalho desse grande administrador e sua equipe. Sei de seu trabalho porque assisto toda segunda-feira fala governador e o que fez em Campina (que não foi pouco). Tenho esperança que um dia a politicagem não se sobreponha a verdade. Vai cedo Ricardo, mais 8 anos e a Paraiba estaria dez.
Amigo Tião, o pessoal anda reclamando da crise nas prefeituras do interior mas parece que dinheiro por lá não falta. Vejam quantos eles gastaram até setembro 2018, somente com diárias, somente algumas.
PREFEITURAS VALOR GASTO JAN/SET/2018 QUANTIDADE EVENTOS
Passagem 103.386,00 147
Poço Dantas 143.752,60 334
Queimadas 71.760,00
Riacho dos cavalos 60.416,00
Riachao de santo antonio 69.460,00
Santana dos garrotes 77.120,00
São joão do rio do peixe 100.712,34
São josé de piranhas 125.420,00
São josé de princesa 117.900,00
São Miguel do taipu 70.950,00
Serra da raiz 61.840,00
Serra branca 63.975,00
SUMÉ 113.594,00 948
TACIMA 61.865,00
TAVARES 84.243,50
TRIUNFO 97.383,00
UIRANUNA 76.041,50
VIEROPOLIS 59.550,00
ZABELE 60.620,00
Cidadezinhas pequeninas com alto valor despendido.
Você tem razão , Ricardo Coutinho é e será o melhor Governador de toda a história da Paraiba.
Sensacional! O Governador Ricardo Coutinho tanto fez, que hoje choro de alegria por vê minha Paraíba tão evoluída. Obrigada Ricardo por amar nossa terra!
BELA REPORTAGEM SOBRE ESTE GRANDE GOVERNANTE QUE TIROU A NOSSA PARAÍBA ATRASO E DAS GARRAS MALEFICAS DESTAS OLIGARQUIAS QUE POR ANOS CONSUMIRAM NOSSAS RIQUEZAS.
GOVERNADOR O SENHOR MERECE TODAS AS HOMENAGENS E AGRADECIMENTOS DO POVO PARAIBANO.
Imagina Tião esse mago tendo chance de mostrar essa sua capacidade de gerir, e essa sua visão de futuro ao Brasil.
Fica meu respeito e admiração, e se Deus quiser um até breve!!
Grato!
Dilermando Athayde Júnior