Sem categoria

Siqueira acredita no impeachment

24 de abril de 2020

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, afirmou nesta sexta-feira (24) que as acusações proferidas pelo ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, apontam que o presidente Jair Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade e abre caminho para o impeachment.

Assim que a coletiva de Moro acabou, Siqueira apontou o deputado federal e líder da bancada na Câmara, Alessandro Molon, como responsável para avançar com as negociações sobre de como se darão os próximos passos na crise.

Para Siqueira, Bolsonaro incorreu ao menos em três crimes: falsidade ideológica, (tipo de fraude que consiste em adulterar um documento, público ou privado) quando disse que não assinou o decreto e exoneração de Marcelo Valeixo, agora ex-diretor da PF.

Juristas apontam também que o presidente teria cometido improbidade e tentativa de obstrução de justiça, ao pressionar que o diretor da PF interferisse em inquéritos que correm em segredo de justiça no Supremo Tribunal Federal (STF).

Acusando o presidente de interferir nas operações de investigação da PF, Moro fez uma série de revelações sobre a tentativa de Bolsonaro de controlar as ações da corporação.

Segundo Moro, as tentativas de troca de comando começaram a partir do segundo semestre de 2019, quando passou a haver insistência por parte do presidente para realizar a troca do diretor-geral da Polícia Federal e do superintendente da PF no Rio de Janeiro. Ele disse, ainda, que pediu uma causa para a substituição e que chegou a ouvir que a razão era, de fato, “política”.

O ex-juiz ainda defendeu a autonomia da PF como um valor a se preservar em um estado de direito e reiterou que Bolsonaro fez inúmeras tentativas de interferir e promover mudanças na corporação, algo que considerou inadequado. “O grande problema não é por quem, mas porque trocar. Sinto que tenho o dever de proteger a Polícia Federal”, disse em outro trecho de seu pronunciamento

Você pode gostar também

3 Comentários

  • Reply Fred 24 de abril de 2020 at 19:14

    Sou contra Bolsonaro. Mas também sou contra seu impeachiment. Havemos de respeitar a democracia. Exceção ao presente momento(pandemia), uma vez que tornou-se muito mais perigoso ser governado por um presidente inescrupuloso como ele. Ao mesmo tempo lembremo-nos de que não é inteligente politicamente a esquerda pleitear sua saída. O povo votou em Bolsonaro, e precisar arcar com as consequências disso. Bolsonaro saindo, próxima eleição será eleito outro pior( Dória Amoedo, Mandeta…). Pra evitar que isso aconteça, o povo precisa pagar caro por ter eleito Bolsonaro, por não levar as eleições a sério. Se o povo não sofrer consequências não aprenderá a lição.

    • Reply Zeca Brown 24 de abril de 2020 at 19:56

      Fred, Bolsonaro saindo quem assume é o vice, Mourão, tal qual no caso de Dilma, quem ficou no cargo foi Temer!

  • Reply Toin Ruindade 24 de abril de 2020 at 19:54

    Agora chegou a vez dele, merece sim o “impiche!”

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.