opinião

Sobre a Calvário e Ricardo Coutinho

24 de dezembro de 2019

Por Aldo Ribeiro

Meu pai comentou uma situação inusitada que ocorreu com ele na última sexta-feira, tão logo fora confirmada a prisão do ex-governador Ricardo Coutinho. Foi comprar alguma coisa num mercadinho perto de casa, e quando adentra no estabelecimento, uma das proprietárias, a filha, vem em sua direção, e com um tom de satisfação e raiva, pergunta-lhe se ele estava sabendo da prisão do ex-governador. A mesma, esperando que ele fosse fazer coro ao ódio das redes, escutou dele, que “Ricardo foi o melhor governador da Paraíba, e se for comprovado que ele desviou recursos deve pagar pelos seus atos.” Como é genial a simplicidade das coisas ditas sem rodeios, né? Não tenho essa sabedoria. A mulher se exaltou com a sinceridade objetiva da resposta, e teve que ser contida por sua mãe, “pra não perder o freguês”.

São evangélicas, e adoradoras do Bolsonaro. Não consigo entender como funciona essa relação tão conflitante. Mas enfim, cada um sabe o que faz, e respeito nos dias de hoje virou artigo de luxo.

Eu não tenho problema nenhum em falar que sou admirador das gestões do PSB capitaneadas pelo ex-governador. Foram transformadoras. Colocaram o estado num patamar jamais visto. Perguntem à quem mora no sertão. Perguntem à quem mora no cariri, sempre abandonado, o que foi feito por eles. Sobre as exitosas políticas públicas na segurança, saúde e educação. Suas gestões deram voz à quem sempre foi subjugado perante os poderosos. Isso é fato, não sou eu que estou dizendo. Até os inimigos de Ricardo admitem o êxito dos seus governos.

Em contrapartida, as acusações que pesam contra o ex-governador, são sérias. E como falou meu velho, caso as acusações sejam comprovadas, deve pagar pelo que fez. Simples assim. Não sou prisioneiro de um voto ou de um político. Amadurecer, ler e tentar entender os cenários, tem dessas vantagens.

O problema nisso tudo é quando os fins justificam os meios. Quando se burlam as leis pra prender alguém à todo custo, a justiça vira justiceira. Punitivista. As garantias são deletadas. E se fazem isso com pessoas influentes, o que impede de se fazer com um de nós ou um dos nossos? Percebem como a coisa é mais séria do que essa guerrinha ideológica e idiota de rede social?

Vivemos tempos de ditadura midiática/jurídica. Primeiro se acusa, assassina-se reputações com o apoio maciço da mídia venal, prende, humilha e lá na frente, é que “se dão conta” que passaram dos limites mínimos da razoabilidade constitucional. E, talvez, dão ao acusado, o direito ao contraditório, a ampla defesa e o acesso aos autos, pra saber exatamente do que está sendo acusado, pra construir sua defesa e ter direito a um julgamento justo. Vejam o absurdo que fizeram com a prefeita Márcia Lucena. Com a deputada Estela. Rasgaram a constituição pra jogá-las numa cadeia. Na audiência de custódia do ex-governador Ricardo, via-se a expressão de deboche do juiz. Um jornalista na entrada da PF debochou do ex-governador. Isso é desrespeitoso. Não se espera um comportamento desse tipo de um magistrado. Tá na rede pra todo mundo ver. Percebem até que ponto chegou o tal punitivismo reforçado pela grande mídia?

Vejam no que se transformou a Lava Jato, senão num partido político paralelo, cujo principal objetivo era e ainda é, colocar Lula na cadeia. Aí, pergunto aos incultos e incautos das redes: vocês já se deram ao trabalho de ler a sentença de condenação do Lula? O ex-presidente foi condenado “por ato de ofício indeterminado”. Isso mesmo, o Lavajatismo não sabe explicar porque o ex-presidente foi condenado. Eu tenho várias restrições ao ex-presidente, além de uma relação ambígua com o mesmo. Mas não posso corroborar com esse tipo de coisa. Está aí a Vazajato pra escancarar todo tipo de absurdo que Moro, Dalagnol e sua turma fizeram pra prender o Lula. Nunca negaram o que foi vazado. São psicopatas.

No fim das contas seja inocente ou não, o objetivo da Calvário já foi alcançado. Assassinaram a reputação do ex-governador, antes mesmo de se concluir as investigações. Do mesmo ter acesso aos autos. E repito o que o próprio Ricardo disse na Live de ontem. Faça-se a investigação, apresente as provas dos ilícitos, julgue e condene, caso seja comprovado. É assim que funciona em qualquer democracia plena.

Tempos estranhos. Pessoas anestesiadas e sem capacidade de entender a natureza das coisas. Redes sociais tornaram-se um veneno para as relações humanas. Redes tóxicas. E que são fortemente acentuadas pela ignorância e pela manipulação de grande parte da população. E repito, não se trata de ser de esquerda ou de direita. Trata-se basicamente de consciência de classe. Não querem nos deixar pensar.

 

 

 

 

 

Você pode gostar também

5 Comentários

  • Reply JOSE GIVANILDO LIMA SA 24 de dezembro de 2019 at 05:15

    CONFIO MUITO NA POLÍCIA FEDERAL , TEM COMPETÊNCIA QUE NÃO DEVEM NADA AO FBI. PORÉM, EU PERGUNTO, AONDE ESTÁ O DINHEIRO , AS PROPRIEDADES E OS APARTAMENTOS DE RICARDO COUTINHO? SE É QUE ENCONTREM, DEVOLVAM AO ESTADO DA PARAÍBA, AÍ NÓS IREMOS RECONHECER O TRABALHO DA JUSTIÇA COM MUITA CREDIBILIDADE! ENQUANTO ISSO, VAMOS SÓ OUVINDO ESSES MIMIMI…

  • Reply José Freire 24 de dezembro de 2019 at 05:34

    Isso mesmo.

  • Reply Josenildo 24 de dezembro de 2019 at 06:27

    Quando lembro que os evangélicos brigaram tanto pra eleger Bolsonaro é vejo a situação atual do Brasil me pergunto, qual é o Deus dessa gente?

  • Reply Mercia de Fatima 24 de dezembro de 2019 at 06:58

    Passamos por tempos dificeis e extramamente perigosos. Confio na justica de Deus … por isso creio que a verdade virá, ela sempre será soberana, mesmo contra a vontade de muitos. Quando menos se espera a cortina se abre e ela aparece.

  • Reply Delfos 24 de dezembro de 2019 at 18:25

    Eu hoje fiz questão de ligar para cada um daqueles “amigos” que sempre xingavam o Lula, e que
    agora se dedicam a enxovalhar o Ricardo Coutinho, Que chamam toda pessoa da esquerda de
    esquerdopata, e ainda creem que Bolsonaro é a salvação.
    Disse-lhes apenas Feliz Natal, e ouví de quase todos votos de um Ano Novo melhor.
    E eu simplesmente respondi: Para todos nós!
    Eu realmente quero um Ano Novo melhor, mas eles, com certeza, precisam mais do que eu.
    E como!

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.