O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou, na última quinta-feira (30), o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por abuso de poder. A decisão, tomada por 5 votos a 2, considerou que a parlamentar utilizou de maneira abusiva os meios de comunicação, disseminando desinformação sobre o processo eleitoral de 2022. A punição imposta inclui a perda do mandato e oito anos de inelegibilidade. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Caso a cassação seja confirmada pelo TSE, os votos recebidos por Zambelli serão anulados, o que pode impactar diretamente a composição da bancada paulista na Câmara dos Deputados. De acordo com cálculos da própria deputada, a decisão pode resultar na perda do mandato de até três parlamentares eleitos pelo coeficiente eleitoral do PL.
Deputados ameaçados
Entre os parlamentares que podem ser afetados estão Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido como Tiririca (PL), e Paulo Bilynskyj (PL). O terceiro na linha de risco é Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL). Caso a redistribuição dos votos de Zambelli ocorra, essas cadeiras podem ser transferidas para o PSOL, partido da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), autora da ação contra Zambelli.
1 Comentário
Com essa cassação quem vai sair ganhando é o povo e o estado de São Paulo que sempre votou errado e pode ter uma nova bancada de deputados muito mais antenados com os problemas do povo brasileiro e paulistano.