Marcos Pires
Formei-me em Direito na Universidade Federal da Paraíba no início dos anos 80. Aquele foi o último ano das colações de grau conjuntas de todos os cursos da U.F.Pb. Eu fizera aquele curso para defender minha família; pais, tios e avós que sofriam com centenas de execuções ajuizadas e todos os bens penhorados graças à maxidesvalorização do dólar, produto do ministro Delfim Neto (gosto tanto daquele gordinho sinistro…). Portanto eu perdi o melhor emprego do mundo – filho de rico – para estudar porque meus pais quebraram e não tinham dinheiro para contratar um advogado. Tratava-se de muitos bens, entre os quais uma loja com três andares e escada rolante (depois ali funcionou a Mesbla) mais dezenas de imóveis. Esse patrimônio superava facilmente os 50 milhões de dólares.
Durante o curso de Direito e na defesa da minha família lutei contra os melhores advogados da Paraíba, sempre ajudado por amigos queridos. Aproximando-se a formatura senti que tinha algo a dizer a todos os formandos, e me candidatei a ser o orador de todas as turmas. Ganhei depois de muitas disputas e numa noite que jamais esquecerei, eu como orador geral e Ronaldo Cunha Lima como paraninfo, fomos as únicas vozes ouvidas naquele ginásio superlotado.
Desde aquela época mantenho pela “minha” Universidade um amor recolhido que sempre pretendi manifestar.
Chegou a hora.
Gostaria de convocar todo o povo paraibano, principalmente aqueles que como eu beneficiaram-se gratuitamente da excelente qualidade do seu ensino para retribuirmos de todas as maneiras possíveis o muito que nos foi dado. A U.F.Pb. merece e precisa. Agora mesmo uma revista de prestigio acaba de aponta-la como destaque nacional num ponto importantíssimo; o deposito de patentes de invenções. Estamos entre as quatro mais produtivas Universidades do Brasil, acima da USP e outras celebres instituições de ensino. Entre tantos inventos, destaco o uso do sisal para um inseticida natural contra Zica, Dengue e Chikungunya. O custo da pesquisa em sete anos? Menos do que uma bolsa Birkin que as madames adoram.
Sinceramente, tenho vergonha de uma comunidade que não apoia sua Universidade. Somos beneficiários diretos e respondemos com esquecimento.
Isso é ingratidão.
12 Comentários
Muito bem MARCOS PIRES as pessoas estão perdendo o sentimento de gratidão, isto é ruim para o conjunto da sociedade.
Concordo com o causídico, entretanto, se faz necessário uma limpeza, uma verdadeira faxina para expurgar essa maldita petralha que vem destruindo nossa Universidade, impondo idéias desvirtuadas e politicamente erradas aos nossos filhos. A Umiversidade está contaminada e precisa urgentemente de medidas severas de comportamento político social. Tenho muito trabalho para neutralizar em casa, as ideias maléficas que meus dois filhos trazem dos esquerdistas ali disseminados.
É Florentino…. Mas a limpeza deve começar por pessoas igual você, que nem escrever correto sabe!!
Infelizmente a petralhada foi quem concedeu acesso aos menos favorecidos…mas nota-se sua falta de cultura e estudo, pessoas como você sem conhecimento estão destruindo as Universidades!
Florentino, quem tem que ser expurgados são pessoas como você seu inseto maudito, disseminador de ódio!!!
Recentemente cumpri minha graduação na UFPB, durante todo o tempo que lá estudei não nenhum comportamento desabonador, essas pessoas que falam mal das universidades públicas ou não tem competência para entrar em uma ou querem que sejam formadas pessoas com ausência de pensamento.
Florentino, você precisa urgentemente de tratamento psicológico ok.
Pôr isso está perduado pela besteira que escreveu…
Voce é que tem que fazer uma limpezza nessa cabeça odienta que só dissemina o Mal, tenho um filho fazendo Doutorado graças a bolsas de estudo que tinha no tempo em que os petralhas governavam, e que o Bozzo acabou ao chegar ao Desgoverno, limpe essa cabeça maldito e pare de praticar o Mal.
Pessoas como você Florentino facilmente influenciadas por um corrupto presidente ex militar expulso pela sia incapacidade e que agora encontra a sua vocação que é disseminar o ódio, racismo, homofobia e tantos outros preconceitos que destroem a nação brasileira, procurando dividi-la como se nos fossemos povos diferentes, mas este ditador juntamente com seus iguais tem prazo de
Validade, prazo este que já se expirou, faltando somente serem jogados no lixo, lixo da história, pois nada fazem pela incapacidade de pensar, pela incapacidade de fazer, pois todos que pertencem e cultuam este governo sao uns incapacitados que somente tem na cabeça o que não presta.
Quem é esse florentino? Tem formação Universitária? É um imbecil repetidor de um discursJulio cesao nojento e polarizador.
Estás vendo Florentino ? Eu avisei para não provocar essa “alcatéia vermelha”. Os petralhas ficaram furiosos. Mas, o MITO vai acabar com essa anarquia que existe nas universidades federais !!! O trunfo é pau, petralhas !!!!!!!
Eis que, após ler um belo texto sobre o papel de uma universidade pública de excelência, encontramos comentários com aberrações ideológicas… Há até quem chame um radical político de “mito”. Seria cômico, não fosse trágico.
Só um imbecil ou muito mal intencionado ou ainda um empresário interessado na privatização do ensino, é contra as universidades públicas ! Vêm com esse discurso idiota , não sabem nem do que estão falando pq com certeza nunca frequentaram uma Universidade.