Destaques

Trump condenado

30 de maio de 2024

Um júri popular do estado de Nova York condenou o ex-presidente americano Donald Trump pelo caso do suborno à ex-atriz pornô Stormy Daniels nesta quinta-feira, 30 de abril.

Trump foi condenado em todas as 34 acusações criminais por falsificação de registros comerciais.

O ex-presidente, que se declara inocente de todas as acusações, ainda pode recorrer da decisão.

A sentença pela condenação desta quinta está prevista para 11 de julho.

Apesar do ineditismo na condenação de um ex-presidente, o episódio, em si, não impede a campanha presidencial de Trump, que é o favorito à nomeação do Partido Republicano para as eleições de 5 de novembro.

A legislação eleitoral dos Estados Unidos não tem nada equivalente a uma Lei da Ficha Limpa.

Além disso, segundo uma pesquisa conjunta dos veículos públicos NPR e PBS NewsHour, em parceria com o instituto Marist, quase dois terços (67%) dos americanos afirmam que a condenação não alteraria o seu voto nas eleições.

Caso Stormy Daniels

O suborno a Stormy Daniels ocorreu no contexto das eleições de 2016, vencidas por Trump.

A campanha do republicano escondeu do registro de gastos uma transferência de 130 mil dólares a Stormy para que ela não revelasse o suposto caso extraconjugal que teve com o então presidenciável.

Ex-advogado pessoal de Trump, Michael Cohen confessou a participação no esquema e foi condenado à prisão pelo episódio.

O que importa saber nesse caso é se Trump manipulou os registros comerciais de suas empresas para esconder um pagamento a Cohen pelos serviços no suborno a Stormy Daniels.

Ninguém nega que houve o pagamento à ex-atriz pornô. O julgamento de Trump gira em torno da questão se a compra do silêncio configura ou não um gasto de campanha. O Ministério Público do Estado de Nova York afirma que sim.

“Esta foi uma conspiração planejada, coordenada e de longa duração para influenciar as eleições de 2016, para ajudar Donald Trump a ser eleito através de despesas ilegais – para silenciar as pessoas com algo de mau a dizer sobre o seu comportamento”, disse a acusação na primeira semana do julgamento, em abril.

Você pode gostar também

1 Comentário

  • Reply CHICO OLIVEIRA 1 de junho de 2024 at 20:44

    ESPIA DIREITO PRA FUÇA DESSE TROÇO. Eu não vejo outra coisa senão algo que se acaso não existisse ou deixasse de existir, não faria falta nenhuma nessa bola suspensa chamada Tetra. Eita bicho carniça da mulesta! Versão Bozo USA. CONDENADO JÁ É ALGUMA COISA. PENSE NUMA CACETADA NESSE FDR

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.